Após 7 anos de sua aprovação, enfim o CAPS foi inaugurado pela atual administração

 

Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I Ademar de Assis de Mantena é inaugurado

Após ser aprovado Projeto de Lei em 2011 pela Câmara de vereadores, a instalação do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I em Mantena, enfim ele é uma realidade no município, graças a atual administração.

O CAPS foi inaugurado na manhã desta terça-feira, 30\01, pelo prefeito João Rufino e pelo Secretário de Saúde, Dr. Jânio Assis, acompanhado dos vereadores Robério Francisco (Presidente da Câmara), Sargento Ricardo, João da Assembléia, Genivaldo Assis e Maria do Moreno, dos secretários municipais, diretores da APAE, do presídio, do SAAE, da CDL, funcionários da secretaria e equipe dos profissionais que irão trabalhar no centro.

 

 

Prefeito João Rufino destacou que é um orgulho estar entregando mais esse serviço de Saúde para a população. Desde 2011 está adormecido, e não sabemos o motivo do porquê de até hoje o serviço não foi implantado, e agora conseguimos entregar.

  -“Quero pedir 3 coisas: amor, dedicação e sorriso no rosto, a todos os profissionais que irão atender nosso povo, pois um sorriso no rosto faz toda a diferença”, concluiu.

Dr. Jânio destacou que o CAPS, é um serviço que tem a função de prestar atendimento a pessoas com grave sofrimento mental, diminuindo e evitando internações psiquiátricas, e articular-se com a rede de serviços da comunidade favorecendo a reinserção na sociedade. E com isso evita a quebra nos laços familiares e sociais, fator muito comum em internações psiquiátricas de longa duração.

Em Mantena, o CAPS é o tipo I, que é indicado para municípios com população acima de 20 mil habitantes e  atenderá pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e bem como aquelas com transtornos mentais decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas de todas as faixas etárias.

O CAPS possui uma equipe multiprofissionais composta por psicólogos, psiquiatra, enfermeiro, assistente social, farmacêutico, pedagoga, artesã, técnico educacional, enfermagem e administrativo, além da recepcionista e limpeza.

O CAPS de Mantena tem capacidade para acompanhar  aproximadamente 240 pessoas por mês, de segunda a sexta-feira, funcionando das 7 às 11:00 horas e das 13 às 17 horas.

Os serviços ofertados a população de Mantena no CAPS I abrangem diversas atividades terapêuticas como: psicoterapia individual ou grupal, oficinas terapêuticas, acompanhamento psiquiátrico, visitas domiciliares, atividades de orientação e inclusão das famílias e atividades comunitárias.

Profissionais do CAPS:

Psiquiatra: Drº. Vitor; Psicólogos: Drº. Roberto Jório e Lívia; Enfermeira: Claudinéia;  Farmacéutico: Carlos Fernandes; Pedagoga: Maria Madalena, Assistente Social: Jussara; Administrativo: Janice de Paula; Artesã: Thais Leandra; Recepcionista: Maria José.

 

Compartilhar