Chuvas em Conselheiro Pena – rio começou a baixar

A chuva que trouxe muitos transtornos pro nosso Estado, deu uma trégua na nossa região… as águas começaram a abaixar. E agora é começar a contabilizar os estragos.

                A tromba d’água que atingiu Conselheiro Pena na última segunda feira (03/01/2012), assustou bastante a população. Vários moradores ribeirinhos foram pegos de surpresa e muitos não conseguiram salvar muita coisa de dentro de casa. A solidariedade do povo que se uniram  para tentar salvar o que podiam,  foi grande. Algumas famílias ficaram abrigadas em casa de familiares, amigos e na Quadra Poliesportiva de nossa cidade.

Na terça feira (04/01/2012), os lojistas e moradores da parte baixa da cidade foram surpreendidos com uma possibilidade de nova tromba d’água na cabeceira do rio João Pinto.  O rio que por sua vez já estava represado, causou ainda mais preocupação para a população de Conselheiro Pena. O que se viu foram pessoas correndo de um lado para o outro para tentar sair de suas casas o mais rápido possível. Lojistas foram para seus comércios levantar e tirar o que podiam para tentar ter o mínimo de prejuízos possíveis. 

Muitos foram pras cabeceiras das pontes para ver a água chegar. E ela não chegou! Mas é aquele ditado “antes prevenir do que remediar”.

O que se viu nos dias seguintes foram, o Rio Doce subindo, causando estragos em cidades vizinhas, o rio João Pinto  represado e a baixada e regiões ribeirinhas sendo inundadas por suas  águas.

Graças a Deus não aconteceram grandes chuvas nas cabeceiras dos rios que cortam nossa cidade, senão com certeza nossa cidade também estaria debaixo d’água. Dos males o menor.

O Rio Doce começou a abaixar na madrugada de sábado e a noite já se via com clareza o quanto as águas já haviam retrocedido. O domingo foi um dia de limpeza para muitos moradores voltarem para suas casas.

Até o fechamento da matéria, a defesa civil de Governador Valadares havia falado que há previsão do Rio Doce voltar a subir. Mas noticias no decorrer do dia.

© 2012 - Desenvolvido por Webmundo Solucoes Web - Todos Direitos Reservados.