Criação do Comitê Federal do Rio São Mateus ES/MG em fase de assinatura pelos governadores mineiro e capixaba

 

Está em fase para apreciação e assinatura dos governadores de Minas Gerais e do Espírito Santo, a Criação do Comitê Federal do Rio São Mateus ES/MG.

O II encontro para a criação do Comitê, aconteceu em dezembro em Barra de São Francisco, com um excelente participação de diversos segmentos ligados ao meio ambiente, como o prefeito municipal Alencar Marim, representante da ANA – Agência Nacional das Águas; sindicatos, agricultores, vereadores, secretários municipais, representante do CBH Doce Federal, Polícia Militar Ambiental, além dos presidentes do Comitê da Bacia do Rio São Mateus MG, Luiz Antônio Garcia e do Comitê da Bacia do Rio São Mateus ES, Arilson da Luz Mendes.

 

 

Após a abertura oficial, foram colhidas as assinaturas, a explicação sobre a importância da criação desse comitê federal.

As palestras foram sobre a Experiência do Doce como Comitê Federal de Integração, pelo Felipe Benício Pedro do CBH Santo Antônio do Doce; e Rossini Ferreira representante da ANA, ressaltou sobre os pagamentos por serviços ambientais.

O Procurador Federal, Jorge Munhos de Souza, da Procuradoria da República em São Mateus, destacou sobre as possibilidades de parcerias entre o MPF e os Comitês de Bacia.

De acordo com o presidente CBH, Luiz Garcia, o processo já se encontra com os Governos de MG e ES e a criação desse comitê será um grande avanço para aquisição de recursos para proteção e revitalização do nosso Rio São Mateus.

Outros dois encontros já foram marcados: em Nova Venécia e o último em Mantena onde será assinado o termo de adesão.

 Garcia

Compartilhar