A vereadora Lene Teixera (PT) solicitou, nessa sexta-feira (4), ao Programa de Proteção ao Consumidor de Ipatinga (Procon), a retirada de circulação na cidade de todos os ovos de páscoa da linha Bis XTra+Chocolate, fabricados pela Mondelez Brasil e comercializados pela Lacta. Segundo a denúncia da parlamentar, o produto incita à prática de ofensas gratuitas, o chamado bullying. O mesmo produto foi retirado dos supermercados em outras cidade do país.
Alguns suspermecados da região informaram que o chocolote foi retirado das prateleiras na semana passada.
A embalagem é personalizável e vem acompanhada por adesivos que propõe que o consumidor “sacaneie seu amigo”. Entre os dizeres estão expressões como “morto de fome”, “fanfarrão”, “exibido” e “nerd”.
Em Ipatinga, a denúncia foi entregue ao coordenador do Programa de Proteção, Guido Leal Filho. O Procon estadual e ainda a Promotoria de Defesa do Consumidor do Ministério Público de Minas Gerais também foram oficiados sobre o fato.
O ovo de páscoa está sendo vendido em diversos supermercados da região e lojas de departamento somente no peso de um quilo por um preço médio de R$ 90,00.
Repercusão
No Rio de Janeiro, a Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor também acionou a marca Lacta e suspendeu a venda do produto, determinando ainda a apreensão dos ovos de páscoa da linha Bis XTra+Chocolate.
De acordo com a decisão do órgão, a campanha publicitária do produto e a mensagem transmitida em sua embalagem incentivam a discriminação entre crianças e adolescentes. A Secretaria determinou que as vendas do ovo ficarão suspensas até que a mensagem em sua embalagem seja alterada e deixe de conter textos de incitação ao bullying.
Em nota, a empresa Lacta informou que em relação à iniciativa do Procon-RJ, envolvendo o ovo Bis Xtra, a Mondelēz Brasil informa que, após diálogo com o órgão, foi encontrada uma alternativa considerada viável para a manutenção do ovo nas lojas.
Ainda segundo a nota, conforme o acordo e por questões operacionais, a empresa optou pela remoção da cartela de adesivos. “Nas redes sociais e em outros meios, recebemos muitas manifestações positivas e de apoio à brincadeira proposta pelo produto. E a Mondelēz Brasil deixa claro que respeita os que entenderam de forma diferente e que sempre está disponível para debater todos temas que as autoridades ou os consumidores considerarem relevantes”, diz a empresa.