Prefeitura de Mantena oferece serviços de CAR gratuitamente ao produtor rural

A prefeitura de Mantena, está oferecendo gratuitamente aos produtores rurais do município, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a realização do CAR – Cadastro Ambiental Rural.

Em diversas cidades os produtores precisam pagar pelos serviços para se cadastrar. De acordo com o secretário Carlão, a administração do prefeito João Rufino reconhece a dificuldade de acesso de alguns produtores ao portal do “CAR” e ainda a dificuldade financeira de muitos.

   -“Estamos atendendo todos nossos produtores que tem suas propriedades situadas em Mantena, tendo um funcionário para atendê-los, sem cobrar nada pelo serviço, oferecendo a orientação técnica para que o cadastro seja concluído de forma eficiente e correta”, ressaltou Carlão.

Funcionário Gilson responsável em fazer o CAR

O cadastro é obrigatório e pode ser feito na sede da secretaria de Meio Ambiente procurando o Gilson, sendo necessário que o produtor leve seus documentos pessoais e a documentação do terreno.

ENTENDA O “CAR”

O CAR (Cadastro Ambiental Rural) é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente – APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país. Criado pela Lei 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente – SINIMA, o CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais. Além de possibilitar o planejamento ambiental e econômico do uso e ocupação do imóvel rural, a inscrição no CAR, acompanhada de compromisso de regularização ambiental quando for o caso, é pré-requisito para acesso à emissão das Cotas de Reserva Ambiental e aos benefícios previstos nos Programas de Regularização Ambiental – PRA e de Apoio e Incentivo à Preservação e Recuperação do Meio Ambiente, ambos definidos pela Lei 12.651/12. Dentre os benefícios estão: possibilidade de regularização das APP e/ou Reserva Legal; suspensão de sanções; obtenção de crédito agrícola; contratação do seguro agrícola; dedução das Áreas de Preservação Permanente, de Reserva Legal e de uso restrito; linhas de financiamento; Isenção de impostos para os principais insumos e equipamentos.