A Prefeitura Municipal de Mantena, através das Secretarias de Agricultura e Educação, apresentou nesta quarta-feira, 22/3, na sede da Assoleste o programa para aquisição dos produtos da agricultura familiar para merenda escolar através do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Vários agricultores participaram da reunião, além dos secretários municipais, Danilo Barbosa (Agricultura), Creuza Muniz (Educação), Mauro Pereira (Indústria e Comercio), Alcides Guerra (Cultura), Heverton Monteiro (Planejamento), onde o secretário Danilo deixou bem claro a cada agricultor que eles são importantes nesse processo do PNAE e que a prioridade é adquirir os produtos que são produzidos no município.

Ele apresentou a todos a nutricionista do município Thamara, que fez uma explanação sobre como funciona o programa e o Emerson do setor de licitação que explanou sobre a documentação necessária para participar da Chamada Pública.

De acordo com a nutricionista, o PNAE gera economia para o município, fornecendo uma alimentação saudável a todo aluno da rede e todo o cardápio é planejado de acordo com a safra e época.

       -“Queremos estimular a participação dos agricultores de Mantena. Vamos comprar aqui o máximo possível de produtos do cardápio da merenda e só vamos buscar em outros lugares os alimentos que não são produzidos na cidade ou na região”, explicou Danilo.

 A secretária de Educação, Creuza Muniz, comentou que tudo que puder comprar através dos agricultores do município será feito e pediu o empenho de todos para que possam ser adquiridos até mais dos 30% que a lei exige. O PNAE é um dos mais eficientes programas, pois além de garantir melhorias na qualidade da alimentação escolar também é uma maneira de garantir a segurança alimentar e geração de trabalho e renda para os nossos agricultores.

A rede municipal de ensino possui em torno de 4.300 alunos matriculados, para estes alunos é oferecido diariamente uma alimentação nutritiva e saborosa através da merenda escolar, com cardápio elaborado pela nutricionista Thamara e passa pela manipulação e preparo realizado pelas merendeiras.

Melhorias no cardápio, acompanhamento de nutricionista, atividades de educação nutricional e compra de alimentos de qualidade são alguns dos fatores que a Prefeitura de Mantena, vem adotando visando proporcionar aos alunos da rede de ensino uma merenda escolar de qualidade, saborosa e nutritiva.

O objetivo principal do Programa Nacional da Alimentação Escolar – PNAE que é contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos.

 

Compartilhar