SAAE contrata equipe técnica para fazer diagnóstico e realizar melhorias do abastecimento de água em Mantena

Com o objetivo em melhorar ainda mais a qualidade da água tratada consumida e os serviços oferecidos à população, o SAAE de Mantena, através do seu diretor Paulo Abílio, contratou uma equipe técnica para fazer todo um diagnóstico da atual situação da estação de tratamento de água e propor as melhorias necessárias.

De acordo com o Paulo Abílio a preocupação é melhorar e modernizar ainda mais a ETA. “E para saber onde vamos dar o ponta pé inicial, foi preciso contratar uma equipe totalmente conhecedora do assunto, com serviços já prestados em outras instituições e com bagagem para apontar o caminho, e começarmos rápido as alterações que precisamos realizar, sem onerar nosso povo”, disse Paulo.

A equipe antes de sair em campo, reuniu na sede da ETA com o prefeito João Rufino, com os vereadores Sargento Ricardo, Genivaldo Assis e Paulo Mariano e funcionários do SAAE explicando sobre todo o trabalho que seria realizado, como a visita nos locais de captação da água, na ETE e fazendo experiências e colhendo dados junto com a equipe que cuida do tratamento da água.

O prefeito João Rufino destacou que a ETA foi inaugurada em junho de 1976 e que toda a projeção feita naquela oportunidade era para 20 anos e que agora é preciso pensar em como melhorar o abastecimento, a qualidade e a quantidade, uma vez que a população aumentou e fazer planos para mais 20 anos, com projetos que não sejam inviáveis para a prefeitura e nem para o SAAE.

De acordo com o engenheiro sanitarista e ambiental, Ádames Coelho, o importante é analisar a demanda hídrica e oferecer uma uma água de qualidade e quantidade a população, dar eficiência no abastecimento, principalmente no período de chuvas onde aumenta a turbidez da água.

E após um dia de trabalho, a equipe detectou no primeiro momento que é necessário melhorar a vazão da água, analisou que a estrutura é antiga, com sistema de alvenaria que tem funcionado muito corretamente, o sistema de chegada de abastecimento, a estrutura de filtração, onde os decantadores precisam passar por melhorias, e que dentro de 30 dias a equipe irá apresentar todo o diagnóstico das alterações de melhorias que precisam ser feitas de imediato, de médio e longo prazo.

Uma das alterações a serem feitas de imediato é a questão dos decantadores, ampliar com mais filtros para baixar ainda mais a turbidez da água para 0,05. Também vedar os reatores da ETE para que não passe o odor.

A equipe da empresa Solis Consultoria é formada por Ádames Coelho Assunção, diretor de Serviços em saneamento e meio ambiente; por Aline Marchesi Hora, Diretora de desenvolvimento hídrico e florestal; Anna Claudia Almeida, Diretora de tecnologia da informação; Leonardo Gomes de Sousa, Diretor de Planejamento e comunicação.

De acordo com Paulo Abílio, dentro de 30 dias estará se reunindo novamente com o prefeito, vereadores e equipe técnica para passar o diagnóstico final, as alterações e os custos. Tudo será feito gradativamente sem onerar a população e de acordo com as condições financeira do SAAE.


Compartilhar