Secretaria de Meio Ambiente investindo na recuperação de nascentes em Mantena

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está realizando diversas ações de incentivo à preservação e recuperação das nascentes de rios e córregos no município, numa parceria com a APAM – Associação de Proteção Ambiental, que ajuda na doação das mudas para a recuperação.

A equipe da secretaria, tendo à frente da pasta o secretário Carlão, vem realizando diversas visitas aos produtores rurais no intuito de incentivar na recuperação das nascentes onde várias propriedades já foram atendidas.

Uma das visitas recentemente aconteceu na propriedade de Elisiane Alves Pereira, filha de Elizeu Alves, no Córrego São Domingos, onde foi entregues mais mudas para a recuperação de nascentes.

Carlão parabenizou aos proprietários pela inciativa que tiveram em entender a importância da preservação desse bem que é a água. Puderam ver o trabalho que já vem sendo realizado e ressaltou que a secretaria está a disposição para a dar a assistência necessária aos produtores.

É importante que os produtores saibam que os cortes intensivos das florestas nativas, as queimadas, pastoreio intensivo e dentre outras atividades podem acabar com as nascentes, alertou o secretário Carlão.

     -“Há muito tempo que temos essa propriedade, e sei da importância da água, então temos que proteger a nascente. Eu sempre aconselho os meus vizinhos a valorizar o que temos, porque se ela acabar, vai ficar mais difícil pra gente. Obrigado à Secretaria por estar dando andamento este trabalho”, disse Eliseu.

Além dos trabalhos de recuperação, a secretaria incentiva no plantio de mudas de árvores nativas.

Outra parceria importante com a APAM é o Projeto Fundação Banco do Brasil onde já foram cercadas 20 nascentes e distribuídas uma média de 3 mil mudas, além dos eventos de incentivo ao meio ambiente como dia da água, dia da árvore e do meio ambiente, onde são distribuídas mudas a população.

Os proprietários rurais que querem recuperar suas nascentes e necessitam de mudas e assistência, devem procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

 

 

Compartilhar