Secretaria de Saúde fortalece ações nos PSFs e no Centro de Saúde em prol do Outubro Rosa

Todas as Unidades Básicas de Saúde vem promovendo grupos de apoio com orientações e palestras sobre saúde da mulher e o câncer de mama

Em ação alinhada ao “Outubro Rosa”, mês de conscientização do câncer de mama, a Prefeitura de Mantena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem fortalecido ações de orientação e cuidado com a saúde das mulheres, desde o dia 1º, com programação até o fim de outubro.

Todos os PSFs da cidade e dos distritos estão promovendo palestras e grupos de apoio para discutir temas como câncer e doenças sexualmente transmissíveis.

Espaços aconchegantes, decorados com corações e enfeites cor de rosa, foram montados nas unidades de Saúde, e tem acolhido mulheres e destacando, como ponto primordial a importância do diagnóstico precoce.

Palestras e rodas de conversa estão sendo ministradas por enfermeiros e profissionais das UBS, bem como sorteios e brindes, e também fazendo o exame de preventivo e o pedido de mamografia para àquelas que estão dentro da faixa etária.

“Ao longo deste mês, cada PSF selecionou atividades diferentes para realizar com as pacientes. Precisamos incentivar e conscientizar as nossas pacientes a cuidar da saúde e identificar os sintomas e a prevenção é o melhor caminho. O câncer de mama é uma das doenças de maior mortalidade entre as mulheres e o diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença no tratamento e na possibilidade de cura”, ressaltou Ocimar Rufino.

Na ocasião, as pacientes entre 50 a 69 anos, serão agendadas para realizar o exame de mamografia. Também estão sendo realizados exames preventivos de colo de útero. Basta procurar sua unidade de Saúde.