1º Fórum da Apae discutiu sobre a busca da excelência para a pessoa com deficiência

Aconteceu na última sexta-feira, 28 de junho, o 1º Fórum da APAE de Mantena, com o tema a Busca da Excelência para a Pessoa com Deficiência.

Com a presença da diretoria e de diversas autoridades, foram apresentados para os presentes o trabalho desenvolvido pela instituição sobre a Saúde, Assistência Social e Educação e demais serviços.

Em seguida foi formada uma mesa de discussão com os responsáveis por cada área: Saúde – Clodoaldo; Assistência Social – Elizabeth e Educação – Neila, além do presidente Ronildo Sobrinho, da diretora Tatiana Melado e a senhora Sueli, onde foram feitas perguntas sobre os serviços prestados à pessoa com deficiência e de como funciona cada um deles.

A APAE de Mantena foi fundada em 2 de dezembro de 1994, a partir de uma reunião de pessoas de vários segmentos da comunidade e uma mãe de pessoa deficiente, a senhora Jane Sueli Vaz Jacob, que idealizou a criação da Apae. Conhecedora dos problemas enfrentados e sensibilizada com a descoberta do numero expressivo de pessoas deficientes no município. Inicialmente funcionou na Igreja Presbiteriana do Centro, até a aquisição de sede própria, qie foi adquirida com a iniciativa e empenho da Diretoria da época e do prefeito municipal Vicente de Paula Marinho, com contribuição de toda a sociedade mantenense e região.

Um momento de muita importância com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade, da diretoria da Apae, além do senhor Nilton Fialho (COMSEP), Genivaldo Assis (presidente da Câmara Municipal) acompanhado dos vereadores Robério Francisco, João Correia, Marcelo do Lico, Wanderson Branca de Neve, João da Assembléia e Maria do Moreno,  Dr. Ronaldson Ferreira (Presiente do Conselho Municipal de Saúde), Tenente Bérthalo, Dona Creuza Muniz (Secretária Municipal de Educação), Ernanda Danúsia (Secretária de Assistência Social), Jones Marques (representando secretário de Saúde Ocimar Rufino), Pastor José Antônio (Hospital Evangélico), representante do Hospital São Vicente de Paulo, Dr. Jário Mendes Junior, ex-prefeito Vicente de Paula Marinho, estudantes do curso de Assistente Social, convidados e amigos.