A dona de casa Sônia Maria Rodrigues da Fonseca, de 39 anos, teve o parto realizado pelo Corpo de Bombeiros dentro do carro, na manhã desta quinta-feira (15), na BR-116, próximo ao bairro Vera Cruz, em Governador Valadares. A foto da ocorrência foi divulgada durante a tarde pela corporação.
Segundo o soldado Jairo Júnior, a guarnição passava pelo local para atender outra ocorrência quando recebeu um sinal do carro que levava a gestante. “Estávamos nos deslocando para atender uma vítima de síncope [desmaio] quando percebemos que um homem que dirigia um automóvel piscou o farol e buzinou para que parássemos. Só então percebemos que no carro havia uma mulher em trabalho de parto. Não tinha como esperar e fizemos o parto dentro do carro, mas felizmente correu tudo bem, o bebê chorava muito”, conta Jairo Júnior.
A mãe e o bebê foram encaminhados para o Hospital Samaritano e passam bem. A criança é uma menina. Raíssa Rodrigues da Silva nasceu com 45cm e 2,650kg. Ela é a sétima filha de Sônia Maria e Geraldo Pereira da Silva, de 47 anos.
Segundo o subtenente do quartel da cidade, Aílton Alves da Silva, esse tipo de ocorrência não é comum em Valadares, mas em Belo Horizonte acontece regularmente. “Nós dos Bombeiros passamos por treinamentos para sabermos lidar com esse tipo de situação. Aqui é menos comum, porque o trânsito ainda permite uma fluidez melhor. Porém, em uma capital como Belo Horizonte, onde o trânsito vive congestionado, é comum a realização de partos por parte dos Bombeiros”, diz o subtenente.