
O famoso dito popular “brigam feito cão e gato” não se aplica à cadela Hannah. Seu dono, Haikjadek Ribeiro Lucas, enviou fotos para VC no G1, da sua dálmata amamentando um gato de aproximadamente 2 meses de vida. Fato aconteceu depois que o felino ficou preso no telhado da casa de Haik, no Centro de Ipatinga, Minas Gerais.
Segundo o internauta, durante o tempo que o gato esteve no telhado, a cadela Hannah ficou inquieta, até que o vizinhos retiraram o animal do local.
“Foi amor à primeira vista. Na hora que estávamos resgatando o gatinho, a Hannah ficou doida para se aproximar dele. A princípio acreditamos que ela ficou agitada devido ao fato de cachorro e gato não combinar muito bem, mas estávamos enganados. O lado maternal dela aflorou quando viu o gatinho naquela situação de risco”, conta Haikjadek.
Além da boa ação da cadela, outro fato curioso, nesta história , é que segundo a outra dona do animal, Consoladora Simão Ribeiro Lucas, Hannah nunca deu cria e, mesmo assim, produz leite e alimenta o gatinho.
“A cadela nunca deu cria e nem entrou no cio, mas consegue amamentar. Além de dar o leite todos os dias, ela cuida do gato, brinca com ele, briga, dorme junto e até banho eu já vi ela dando no gatinho. E depois da chegada do felino eles vivem juntos, soltos no meu quintal e não brigam”, relata Consoladora.
A vizinha Cláudia Silva Madeira diz que o fato é muito curioso e também inusitado, afinal, ela sempre acreditou que as duas espécieis nunca combinaram.

gatinho
“É uma relação de mãe e filho. Eles são muito amigos e isso é diferente, porque gato e cachorro não combinam. E é admirável, porque gato e cachorro geralmente são rivais, e essa história chamou a atenção de todos. A Hannah virou a mãe do ano”, diz.
Segundo o veterinário Luciano Amaral Perez, esse tipo de comportamento, apesar de estranho, é muito comum. Animais de espécies diferentes podem amamentar filhotes de outra espécie, atrávez de estímulo hormonal. Até mesmo uma cadela que nem deu cria, pode começar a produzir leite e lidar como se fosse mãe dos filhotes.
Nesses casos eles convivem harmoniosamente, sem problemas, ja vi casos de cadela amamentando filhotes de gatos, gata amamentando filhotes de cães, tigresa amamentando filhote de leão, enfim, são os animais tido como irracionais ensinando a nós, animais tido como racionais, a sermos solidários, ou seja, humanos.
Ainda segundo Perez, a cadela pode vir até a aceitar filhotes de outras espécies. Porém, ele ressalta que a alimentação, embora sustente os filhotes, não é tão saudável quanto seria a da mãe verdadeira.
“A formúla do leite é diferente para felinos e cachorros, principalmente no que se refere aos anticorpos. Pode ser que os filhotes venham a ter deficiência, mas isso não significa que não vão crescer e se desenvolver”, conta.
Fonte G1




