
Embora o público alvo era os técnicos, os prefeitos Paulinho, de São João do Manteninha e Marquinhos, de São Geraldo do Baixio, marcaram presença nesta Capacitação para também entenderem o PNHR, e também esteve presente o município de Mathias Lobato, que não é vinculado à ASSOLESTE mas que se manifestou para assistir a capacitação e fez-se representar pela Sra. Regiane(Assistente Social), Tiago Fernandes(Engenheiro) e a Sra. Mônica Passos(Diretora Convênios).
É sempre bom lembrar que no ano de 2012 a ASSOLESTE assinou com a Caixa , em junho, 218 unidades residenciais do PNHR num total de mais de 5 milhões, isto no ano de lançamento deste Programa e segundo a Sra. Rosamélia espera-se que com o envolvimento dos novos gestores e como o Programa é uma obra social de grande valor para as comunidades rurais, assinar mais de 700 (setecentas) Unidades até setembro de 2013. No período da tarde, agora com a presença da GIDUR, setor onde são entregues e analisados todos os Convênios na Caixa Federal, que veio atender diretamente na Sede da Associação, todos os municípios vinculados, isto graças a uma solicitação da ASSOLESTE ao Superintendente Regional Marcelo Baião que atendeu prontamente, sendo que neste atendimento os técnicos Sra. Tânia Rigo e Anderson Santana, de posse de todas as pendências dos 14(quatorze) municípios, fizeram um atendimento individual aos GMC e mostraram as pendências e seus prazos. Nesta etapa dos trabalhos estiveram presentes os municípios de Nova Belém(Adonias), Mantena(Aender), Itabirinha (Gercy), Mendes Pimentel (Bernardino), Divino das Laranjeiras (Lorena), São João do Manteninha (Orleans) e São José do Divino (Ueuler). Importante frisar que este “Ponto de Controle” permite ao gestor ou a pessoa responsável pelos convênios conhecer como está a tramitação dos mesmos e principalmente as pendências e prazos para equacionar os mesmos. Percebeu que todos os municípios tem algum tipo de pendência que estão com o prazo expirando o que significa perda de recursos já alocados e cujas obras encontram-se paralisadas por diversos motivos.
A Sra. Rosamélia ficou de posse de todas as planilhas a acompanhará com os GMC’s e Prefeitos a sua execução. Este procedimento representa um ganho significativo para os municípios uma vez que não terão mais que se deslocarem para a Caixa em Gov. Valadares e sendo o atendimento na Associação, o mesmo ficará mais pessoal onde o funcionário do município terá mais tranqüilidade para conhecer dos seus Convênios e situação real. Ficou-se previamente agendado para a primeira semana de julho 2013 um novo “Ponto de Controle” na ASSOLESTE em Mantena.
texto e fotos: ASSOLESTE