A mobilização da manhã desta quinta-feira, 20 de fevereiro, que paralisou por quase duas horas a BR 259, no trevo de Conselheiro Pena, teve como intuito chamar a atenção do Governo Estadual para a precariedade das estradas que ligam Alto São José a Conselheiro Pena e Alvarenga a Conselheiro Pena. Depois de anos a fio de promessas eleitorais não cumprida, o povo se uniu pedindo a agilização do asfalto.
De a cordo com a Juíza Dra. Angélica Battestin, o movimento intitulado “Sem estrada, sem voto. Asfalto Já”, acordou a sociedade civil que resolveu se unir em prol da retomada do projeto de asfaltamento das estradas, sob pena de os municípios continuarem abandonados pelo poder público, com sério empobrecimento da região. Os cidadãos estão dispostos a não irem para as urnas eleitorais em outubro próximo, tanto pelo abandono, quanto pela falta de condições mesmo de se deslocarem até as urnas.
Participam do movimento Associação Comercial, Cooperativa Mista dos Produtores Rurais, Sindicato dos Produtores e Trabalhadores Rurais, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Associações Comunitárias, Igrejas, OAB subseção Conselheiro Pena, lideranças políticas, autônomos e grande parte da sociedade civil.
Há mais de vinte anos a comunidade de Conselheiro Pena e seus distritos situados no sul do município, bem como o distrito de Alto São José, município de Santa Rita do Itueto e a Vila de Vista Alegre, município de Alvarenga, vêm recebendo promessas de asfaltamento de 24 km que ligam Conselheiro Pena ao Alto São José. Nos idos de 1989 o trecho chegou a ser preparado para receber o asfalto e, em praticamente todo ano político novas promessas surgem, enchendo de esperanças o povo.
Uma região que produz café, eucalipto, leite, carvão, hortifruti, gado de corte e cultura branca não pode e não fica mais desassistida pelo governo do estado. O dirigentes do movimento ainda falaram que será só o começo e que se não houver uma resposta concreta a respeito da reivindicação, farão novas paralizações até serem ouvidos.
[nggallery id=419]