Talvez você não tenha nem notado, mas a verdade é que já estamos no mês 06 do ano. Portanto, tecnicamente, estamos fechando o ciclo da primeira metade do ano. É possível que você queira guardar alguns momentos na memória e outros, quer, literalmente, apagar. Tudo isso porque nossa vida tem altos e baixos. É assim com todos nós! O fato é que guardando ou apagando na memória, o que se passou, se passou. Não volta mais. Nossa questão é daqui para frente. A pergunta agora é: “O que será dos seus próximos dias?”. Esta é a pergunta que não quer calar! Gostaria de apresentar nesta pastoral alguns conselhos práticos para que os dias que se seguem sejam abençoados e marquem, positivamente, sua vida. Preste atenção:
(1) Desenvolva autocrítica. Autocrítica é a competência de analisar quem somos, onde estamos e o que estamos fazendo de nossa vida. Trata-se do senso de avaliação pessoal. Detectar isso, permite identificar nossas falhas e então passar para o próximo estágio.
(2) Não tenha medo de consertar o que está errado em sua vida. Não basta admitir onde estamos errando. É preciso ter coragem para consertar. Pior do que errar é não ter coragem para colocar em ordem o que está fracassando.
(3) Entenda o contexto no qual você se encontra. Muitas coisas dão errado em nossa vida porque não fazemos a leitura do contexto no qual nos encontramos. É preciso analisar o tempo, as condições e as demandas. Esteja antenado com o mundo atual. Esteja antenado com o mundo que circunda sua vida.
(4) Não se preocupe em ser todo mundo! Um dos grandes problemas que vivemos é a chamada “pressão social”, que, literalmente, dita como devemos nos comportar e agir. Isso é um erro dos piores que existem! Seja autêntico! Copie apenas o que for interessante à sua felicidade. Mas tenha antes o cuidado de observar tudo, filtrar tudo e reter apenas o que for bom.
(5) Não se deixe machucar por quem não vale a pena! Creio piamente que ninguém tem o direito de me fazer infeliz sem meu consentimento. Eu não posso controlar as ofensas, mas posso decidir o que vai e o que não vai me afetar. Não dê direitos aos “imbecis”.
(6) Nunca comece seus projetos pelo impossível. Concentre-se no necessário! Muitos sonhos são inacessíveis porque partem do princípio da impossibilidade. Lembre-se de que você só pode pisar o 10º degrau de uma escada depois de passar por 9 antes. Pense grande, mas comece pequeno.
(7) Viva cada momento da melhor maneira que puder, pois pode ser o último de sua vida! A única coisa que existe é o hoje, pois o ontem está no túmulo e o amanhã não passa de plano. Por isso, pare de viver de passado e não fique ansioso quanto ao dia de amanhã. Se o que existe é o hoje, faça-o valer a pena!
(8) Nunca negligencie a bênção de Deus! A bênção de Deus acompanha quem nEle espera. Dê a Ele o direito de guiar seus passos através da Bíblia e demostre a Ele sua confiança através da oração. Pois como diz Paulo: “SE DEUS É POR NÓS, QUEM SERÁ CONTRA NÓS?”. (Romanos 8:31b).
Diante de tudo que foi considerado acima, entende-se que a despeito de muita coisa ter ficado para trás, ainda dá tempo de fazer o ano de 2017 entrar para a história de nossa vida como um tempo de vitória. Tome as decisões necessárias e até o que deu errado poderá ser substituído pela bênção de Deus! Lembre-se de que tudo é possível ao crê! (Mateus 9:23).
Pr. Marcelo Petrucci da Silva