Conselho Municipal de Saúde empossa novos conselheiros e elege a mesa diretora, em Mantena

Novos conselheiros municipais de Saúde de Mantena, foram empossados na noite desta quarta-feira, 24 de abril. A solenidade, que foi no realizada nas dependências da Câmara Municipal de Mantena, também realizou a eleição da mesa diretora do conselho, composta por presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários.

A posse dos membros titulares e suplentes é para o biênio 2019 e 2020, onde na oportunidade foi apresentada os nomes para concorrer a chapa, sendo eleito por unanimidade como presidente reeleito Dr. Ronaldson Souza Ferreira, como vice-presidente Marcelo Magno, primeiro secretário André Moraes, e segunda secretária Patricia Ferreira.

A expectativa é continuar a luta pela garantia da qualidade e a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS), do seguimento de usuário. “Queremos dar continuidade ao trabalho de controle social que está sendo realizado em Mantena. Vamos continuar as fiscalizações, e acompanhar todas as ações da Secretaria Municipal de Saúde. O papel do conselho é de auxiliar nas demandas da gestão municipal de saúde, fiscalizando, averiguando as denúncias, aprovando plano e prestação de contas da gestão. O conselho tem papel único. Só existe SUS, só existe fundo municipal de saúde se existir um conselho” finalizou Dr. Ronaldson.

Na oportunidade o Secretário de Saúde, Ocimar Rufino apresentou o relatório anual de gestão de 2018 aos conselheiros, ressaltando todas as ações da secretaria e parabenizou a todos os novos conselheiros eleitos, desejando muito sucesso, comprometimento e atuação visando a melhor qualidade dos serviços prestados a comunidade mantenense.

Ocimar informou que a nova sede do Conselho está sendo reformada e em breve será entregue para a realização das reuniões e local específico para as demandas do conselho.

Também foi realizado a formação das comissões de finanças formado pelos membros André, Marcelo Magno e pastor Hélio Correia e comissão do Pronto Atendimento e do PSF formado por Guarcindo (relator), Danielle (Coordenadora) e Fernando (secretário).

O Conselho

O conselho é formado por representante de diversas entidades públicas e privadas com o fim de fiscalizar o desenvolvimento das políticas públicas de saúde.

As reuniões do Conselho Municipal de Saúde são abertas a toda população e ocorrem toda a última quarta-feira do mês, às 19:30 horas, na Câmara Municipal.

Membros do Conselho

Dr. Ronaldson Ferreira de Souza, Marcelo Magno de Freitas e Daniele Vaz Ribeiro – indicados titulares pelos trabalhadores da área da saúde;

Patrícia Ferreira e Renata Suelem – indicados da Secretaria de Saúde;

Marcelo Ramalho e Evânia do Prado – indicados da administração municipal,

André Morais e Jaeder Assis – indicados dos empregadores;

Paulo Roberto e Antonio Baia – indicados dos IMP;

Irmã Maria Alice e Pastor Hélio Correa – indicados dos prestadores de serviços;

Pastor José Antônio Benedito e Pastor Renato Marques de Souza – indicados das igrejas evangélicas;

Guarcindo de Souza Lima e Fernando Rodrigues de Souza – indicados da Igreja Católica;

Heverton Monteiro e Terezinha Honorato – indicados dos aposentados;

Heloiza Henrique Silva e Giszelda Kênia – indicados das associações de moradores.