A Coordenadoria de defesa civil/corpo de bombeiros em parceria com a prefeitura de Mantenópolis realizou nesta terça-feira (10/09) o 1° Curso Básico de Proteção e Defesa Civil, além de representantes de associações de moradores, secretários municipais, representantes de igrejas, representantes da secretaria de ação social e câmara municipal, ao todo, mais de 20 pessoas participaram desta primeira capacitação que visa atualizar e informar a população.
O coordenado de Defesa Civil Municipal, Carlos Almodes, avaliou o curso como excelente. Segundo ele, os participantes interagiram e demonstraram muito interesse em se atualizar no que se refere à Defesa Civil, tanto ações emergenciais quanto preventivas. “Nós acreditamos na democratização do conhecimento. Esse é o primeiro de muitos cursos que virão.”
O coordenador do curso, Soldado do corpo de bombeiro, Thiago e o soldado, Delpupo, explicam que a finalidade das aulas é melhorar e aperfeiçoar os moradores. “Queremos difundir a doutrina de defesa civil por meio da capacitação e conscientização dos participantes sobre o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil e suas ações, principalmente as preventivas”, afirmou.
No evento, o coordenador de defesa civil municipal, Carlos Almondes, foi surpreendido com uma homenagem dos coordenadores, Ailton Batista de melo de Colatina, João batista de oliveira de Fundão e Valdir Gonzaga Rodrigues, onde recebeu um premio simbólico pelos serviços prestados a defesa civil ao logo de vários anos no município de Mantenópolis.
O curso teve como conteúdo programático o histórico da Defesa Civil, conceitos básicos, introdução à análise de risco, Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE), ações de defesa civil no período de normalidade e anormalidade, sistema de comando de operações, sistema de alerta e alarme, entre outros.
Para o representante da Associação dos Moradores do Bairro Ipiranga e querubim Paizante, Paulo Afonso Moura o Moura, o curso esclareceu como funciona o departamento e os procedimentos que devem ser adotados em caso de chuvas fortes. “Fiz o curso para ajudar os moradores da comunidade no que for necessário”, disse.