Preocupados com a situação que está passando algumas regiões em virtude da escassez da água, a diretora do SAAE de Mantena, Solange Rocha – Cacá, na última terça-feira, 27/01, acompanhada do vereador Rodrigo Curty e da redação do Informe Leste, representando também o CBH São Mateus, Fabiana Hipólito, visitaram os três pontos de captação de abastecimento de água do município.
Uma visita super gratificante e amistosa, onde Cacá, que vem se mostrando muito competente à frente desta instituição, mostrou todo o trabalho que o SAAE vem desenvolvendo e que muitos não tem conhecimento. Como o país está passando por um momento muito complicado com a falta de água, o que se notou é que Mantena é privilegiada pelos recursos hídricos. Ainda podemos contemplar água em nossos pontos de captação, mas é preciso economizar, uma vez que não chove em nossa região.
O primeiro local que foi visitado foi na Serra Branca, onde no final de 2013, sofreu com as enchentes, onde muita coisa foi destruída e agora refeita. Cacá disse que um trabalho de desassoreamento foi feito no local. A visita seguiu no Córrego Frio e em seguida no Turvo, onde pela primeira vez, o vereador Rodrigo teve a honra de conhecer e ficou perplexo com tanta beleza natural.

Rodrigo Curty parabenizou o trabalho da Cacá à frente do SAAE e deixo claro que a parceria entre a instituição e a Câmara de Vereadores é muito importante.
-“Pude perceber que Mantena é uma terra realmente abençoada por Deus. Enquanto muitos locais já sofrem com o racionamento e até a falta de água, nossos reservatórios ainda se mantêm estáveis, com uma boa quantidade de água. Mesmo assim devemos nos conscientizar que o mundo passa por um período turbulento, que bem próximo de nós já existem centenários rios secando. Precisamos nos despertar, tomar alguma atitude para preservação de nosso solo, de nossa natureza. Me proponho enquanto liderança política e vereador a levantar uma campanha pela conscientização em nosso município. Se cada um fizer sua parte economizando água pode ser que nossos filhos e netos não passem por muitas dificuldades com a falta desse bem precioso que Deus nos deu.
Cacá em nota oficial após nossa visita, no dia 30 de janeiro, disse que Mantena possui 3 captações de água, sendo: Turvo, Serra Branca e Córrego Frio e a situação hoje é estável até o momento, porém, observamos que em ambas houve alteração de volume e de vazão.
O Sistema de tratamento da água tem captado cerca de 8.000.000 (oito milhões de litros) por dia e esta água tem sido distribuída em sua totalidade à população. O que significa dizer que o CONSUMO de água em Mantena está em nível máximo. Necessita reduzir consideravelmente, para que em caso da não ocorrência de chuva, possa se manter estável.

Para isso, a população precisa economizar e não desperdiçar água. O desperdício hoje é grande, principalmente na lavagem de calçadas e ruas.
Com essa realidade, ou seja, se não houver chuvas e o desperdício continuar, poderemos passar por ações de manobras, rodízios e racionamento tal como passa hoje diversas cidades do Sudeste. Realidade gritante na mídia nacional.
Por isso, a palavra de ordem é ECONOMIZAR, NÃO DESPERDIÇAR!
O cenário que vislumbramos hoje é a crise hídrica que assola o país, em especial os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, onde atualmente, municípios vizinhos já passam por situações de escassez, rodízio de abastecimento e racionamento de água. Situação amplamente divulgada pela mídia nacional. A falta de chuva e o alto consumo de água são agravantes nesse período considerado crítico.
Com a falta de chuva, cada município consciente tem se preparado e Mantena, através do SAAE tem realizado ações primordiais, tais como:
- Campanhas educativas sobre o uso consciente da água e combate ao desperdício;
- Atendimento personalizado dos servidores do SAAE nas residências, orientando os usuários na vistoria de suas instalações hidráulicas detectando possíveis vazamentos em descargas e tubulações residenciais;
- Vistorias e correções do SAAE nas redes de distribuições com fins de detectar e corrigir vazamentos invisíveis, e sanar as perdas do sistema;
- Vistorias e correções do SAAE para detectar ligações abusivas (gatos) de residências;
- Desassoreamento da Captação de Água Serra Branca, que foi fortemente assoreada pela ação do tempo e pelas enchentes de dezembro/2013. Trabalho intenso onde foram retiradas toneladas de barro.
PROJETOS
- Execução do “Projeto Nascentes”, com objetivo de mapear e cercar as nascentes situada acima das nossas captações de água. Esse projeto já é uma realidade e teve início em novembro de 2014, iniciando-se no Córrego do Turvinho, sendo feito serviço de mapeamento das nascentes, abordagem dos proprietários rurais com explicação dos objetivos e ainda foi executado o cercamento da 1ª nascente na propriedade do Sr. Nilton Alves da Silva. Esse projeto, de iniciativa do SAAE, tem a parceria entre SAAE, Polícia Ambiental, IEF, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e APAM, órgãos técnicos na coordenação do projeto. E neste ano, iremos ampliar as parcerias em todas as esferas.
- Elaboração de projeto para construção da barragem do sistema de captação de água do Córrego Frio; a construção dessa barragem será com recursos próprios e ainda no primeiro semestre desse ano;
- Elaboração de projeto para ampliação da Estação de Tratamento de Água de Mantena (que foi projetada para 20 anos e hoje tem 41 anos), operando com sobrecarga;
- Elaboração de projeto para construção da 4ª Captação de água.
O SAAE deixa público que nós tratamos da água que abastece Mantena, e temos feito isso há 41 anos com todo respeito e credibilidade da população, com manutenções, ampliações e investimentos. Nesse momento em que o país passa por uma crise hídrica,onde há falta de chuva, vamos unir força, autoridades e sociedade organizada em prol do combate ao desperdício urgente! Saibamos usar aquilo que temos. O SAAE pede: ECONOMIZE ÁGUA! pois, ela é fonte de vida.
Mantena-MG. 30 de janeiro de 2.015
Solange Rocha Pereira
Diretora do SAAE

















