O Grupo de Apoio Operacional da Polícia Militar realizava na noite desta quinta-feira, 30 de outubro de 2014, patrulhamento em Cachoeirinha de Itaúnas, interior de Barra de São Francisco, quando ao retornar para o centro urbano se deparou com um veículo Fiat Palio de cor branca, placa de Mantena-MG, parado no meio da via já na altura do Córrego Queira Deus.
O condutor ao perceber a aproximação dos militares realizou uma manobra visando sair rapidamente do local, demonstrando fundada suspeita de algo estar errado.
Iniciou-se o acompanhamento e apesar de todas as ordens através de sinais sonoros, luminosos e de voz pelo auto falante para que parasse o veículo cada vez mais o condutor aumentava a velocidade na esperança de não ser alcançado.
O acompanhamento persistiu por vários quilômetros de estradas rurais até que em determinado momento, ao ser abalroado pela viatura, o veículo veio a parar o deslocamento. Neste instante, um indivíduo que estava no carona (Claudinei Gonçalves da Silva – camisa preta e vermelha) saiu do veículo correndo com uma mochila na mão, enquanto o que dirigia (Geovane Eduardo de Matos – camisa branca) permaneceu ainda no interior do automóvel.
Uma equipe abordou Geovane, sendo localizado em sua cintura uma arma de fogo: um revólver calibre .38, carregado com 06 munições intactas, e no bolso da calça mais 02 munições do mesmo calibre.
A outra equipe prosseguiu atrás de Claudinei por uma área com intensa vegetação e apesar das complicações impostas pelo terreno (várzea que acabou por se tornar um brejo devido à forte chuva que caia) e da resistência dele a não ser detido, os militares conseguiram êxito em realizar a prisão.
Ao ser revistada a bolsa que Claudinei levava foi encontrada grande quantidade de entorpecentes: 542 gramas de substância aparentando ser “crack”(quantidade que após ser fracionada renderia aproximadamente 2.710 “pedras” para venda), 184,5 gramas de substância aparentando ser “maconha” (quantidade que após ser fracionada renderia aproximadamente 370 “buchas” para venda) e 21,3 gramas de substância aparentando ser “cocaína”.
Também foram encontrados materiais que fazem presumir que a dupla estava distribuindo drogas ao longo do dia: Canivetes, balanças de precisão e a quantia de R$ 4.100,00 Reais em espécie.
Ambos são moradores de Santa Luzia, Mantenópolis-ES, onde estariam realizando a movimentação de drogas que antes pertencia ao cidadão Claudio Gonçalves, irmão de Claudinei, que encontra-se cumprindo pena em um presídio do Estado.
Os dois foram conduzidos para a Delegacia de Polícia em Barra de São Francisco juntamente com todos os materiais apreendidos e ficaram à disposição do delegado plantão, para as providências cabíveis.
(As informações são do GAO da Polícia Militar)
Fonte: Sentinela capixaba