A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) conta com uma nova unidade em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, que irá adaptar e fomentar tecnologias de acordo com as demandas dos produtores rurais da região.
Nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, foi assinado um termo de cooperação mútua entre a Epamig, a União Ruralista Rio Doce (URRD), ARDOCE, ASSOLESTE, EMATER, Sindicato Rural de Governador Valadares, Cooperativa dos Produtores Rurais e Sicoob Crediriodoce, e foi inaugurada a unidade da EPAMIG.
A solenidade aconteceu, na sede da URRD, no Parque de Exposições José Tavares Pereira de Governador Valadares e contou com a presença do Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Zé Silva, do presidente da Epamig, Marcelo Lana, do presidente da URRD, André Merlo, do deputado estadual Mourão e demais autoridades representando as instituições supracitadas, entre eles o presidente da Ardoce e prefeito de Conselheiro Pena, Roberto Balbino, o presidente da Assoleste e prefeito de São João do Manteninha, Paulo Roberto de Oliveira.
A Unidade Especial da Epamig, que irá funcionar no parque de exposições, vai contribuir com estudos da principal atividade agropecuária da região, a bovinocultura. Também serão introduzidas unidades demonstrativas de áreas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), alternativa para a recuperação de pastagens degradadas, frequentes na região, além de áreas experimentais para adaptação de variedades de feijão e milho.
A pesquisa, juntamente com a atuação das demais instituições do sistema de agricultura, tem colaborado para a melhoria da economia rural do estado de Minas Gerais, afirmou o secretário Zé Silva.
De acordo com o presidente da Epamig, Marcelo Lana, o objetivo é transferir tecnologias para toda a região do Vale do Rio Doce, com a finalidade de melhorar a qualidade de vidas desses agricultores. “Os pesquisadores poderão estimular novas atividades com potencial no território, como fruticultura de cultivo tropical e silvicultura”, explica.
A região também será uma das contempladas em projeto que a Epamig irá desenvolver, em parceria com a Subsecretaria da Agricultura Familiar de Minas Gerais e Emater-MG. Pesquisadores, agricultores e extensionistas irão nivelar as demandas das diversas regiões do estado e construírem espaços e redes para a interface entre pesquisa, extensão e campo. Encontros para o compartilhamento das demandas dos agricultores, capacitação em pesquisa participativa e metodologias e apropriação de tecnologias serão realizados com o objetivo de promover inovação na agricultura familiar.















NÃO CONSEGUI LOCALIZAR O TODO PODEROSO SECRETARIO DA ASSOLESTE SR.JUPIACY RAMALHO,NAS FOTOS.