Foi inaugurado em Conselheiro Pena a nova sede do 89º Cartório Eleitoral do TER, na noite desta quarta-feira, 4 de dezembro .
Várias autoridades da cidade e região, como o deputado federal Mauro Lopes, prefeitos, promotores, vereadores, advogados, destacando a presença do Desembargador do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, DR. Antônio Carlos Cruvinel, que fez questão de inaugurar pessoalmente a obra, estiveram presentes no evento.
O cartório de Conselheiro Pena, que funcionava nas dependências do Fórum, agora está situado à rua Manoel Sobreira, 22, bairro Estação Velha, próximo à rodoviária – o que facilitará o acesso ao eleitor.
O cartório leva o nome do saudoso Deputado Estadual José Henrique Lisboa Rosa que faleceu recentemente depois de uma luta de 5 anos contra um câncer. José Henrique ocupava a 1ª vice-presidência da Assembléia Legislativa Mineira, em seu 5º mandato.
A Dra. Celise Laviola falou em nome da Família Laviola e de familiares do Dep. José Henrique que vieram especialmente para receber essa tão honrosa homenagem.
Um dos momentos especiais foi o descerramento da placa com a participação da esposa Lili Laviola, do prefeito Roberto Balbino, do deputado federal Mauro Lopes, da Juíza de Direito Dra. Angélica Ferrari, do desembargador Dr. Antônio Carlos e da Promotora de Justiça, Dra. Cintia.
A Dra. Celise Laviola, cunhada do deputado, ressaltou a sua alegria em poder estar de volta a Conselheiro Pena.
-“Como é bom estar na terra da gente. Aqui é o berço político do meu pai José Laviola, e do deputado José Henrique, que sempre foi conhecido por gostar de estar próximo das pessoas…. Pouca gente foi Conselheiro Penense como ele…Se estive aqui hoje ele estaria entusiasmado e orgulhoso, neste novo passo da Justiça Eleitoral…Esta nova sede comprova a evolução de fazer a democracia.
-“ Batizar este cartório com nome de José Henrique, o TRE não só homenageia como grande homem que foi pra nós e para sua família, esta nova sede passa a ser registro atemporal do amor de Jose Henrique por esta terra e também é uma resposta do amor de Conselheiro Pena por ele….Seremos eternamente gratos a esta terra”, ressaltou Celise Laviola.
A Juíza Dra Angélica falou de sua alegria em poder participar deste processo, um anseio de longa data. Ressaltou o apoio dos prefeitos, vereadores, da iniciativa do deputado José Henrique, para que pudessem ter a sede própria do cartório. Um espaço digno, para atender melhor as pessoas.
Ressaltou a humilde homenagem prestada ao grande homem, que soube plantar o amor, como cristão, homem justo e honesto, sempre preocupado com a população. Mais do que merecido esta homenagem ao deputado José Henrique.
O prefeito municipal Roberto Balbino destacou o espaço da nova sede com a dimensão que o povo precisa. Sobre a homenagem disse que foi muito feliz o TER na escolha, pois o deputado era uma pessoa simples, aprendi a gostar dele, era meu vizinho de terra, uma justa homenagem que ficará marcada na memória de cada um de nós.
O Desembargador Dr. Antônio Carlos cumprimentou as autoridades e a todos os presentes, e disse uma bela frase:
“Não é vitorioso o soldado que vence uma batalha, mas sim todos àqueles que vencem uma guerra”
Destacou sobre a concretização de um grande trabalho, a realização de um sonho, sonho antigo, acalentado por muitas e muitas pessoas. Falou de sua luta pela valorização da Justiça, e mencionou sua alegria em poder estar na cidade inaugurando uma das 19 sedes próprias de cartórios que fará por Minas Gerais. Agradeceu a boa vontade dos senhores prefeitos e vereadores dos municípios desta Comarca, pois nada disso poderia ser possível , sem a colaboração de todos.
Ressaltou a pessoa do deputado José Henrique, Patrono deste Cartório, que no dia 20 de agosto deixou esta terra. Um jovem deputado morto aos 56 anos, após uma corajosa batalha de 5 anos contra um câncer, quando atuava em seu 5º mandado na Assembléia, o qual deixou uma importante lição: Que jamais possamos desistir daquilo que é essencial: a vida.
Sua incansável vontade de trabalhar sempre foi sua marca registrada, e com base nessa linda trajetória, elegemos o seu nome para a sede própria do 89º Cartório Eleitoral de Minas Gerais.





[nggallery id=369]






lá vem a catação de votos