Querem acabar com o poder de investigação do ministério público. Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) poderá restringir o trabalho feito há décadas pelos Ministérios Públicos Estaduais e o Federal no País. Trata-se da PEC 37/2011, do deputado Lourival Mendes (PTdoB/MA), que tem por objetivo acabar com o poder de investigação dos promotores e procuradores da República e delegar o papel apenas às Polícias Federal e Civil. Caso a PEC seja aprovada, praticamente deixarão de existir investigações do MP contra o crime organizado, desvio de verbas, corrupção, abusos cometidos por agentes do Estado e violações de direitos humanos. Segundo a Câmara dos Deputados, o projeto tramita em regime especial, faltando apenas a apreciação dos deputados em Plenário. Para tentar barrar a votação, o Ministério Público e várias entidades civis têm feito campanhas em todo o Brasil contra a já apelidada “PEC da Impunidade”.
Em Mantena, o Ministério Público lançou a campanha e a mobilização começa já na próxima terça-feira dia 9 de abril onde acontecerão várias atividades entre palestras junto a escolas, mobilização junto à comunidade como igrejas, abaixo assinado e manifestações.
De acordo com Dr. Evandro, um cronograma está sendo elaborado para divulgar os eventos e atividades em torno do tema em Mantena, “Esta é uma luta não apenas do Ministério Público, mas de todo brasileiro contra a impunidade. Queremos que todos participem desta mobilização”, conclui o Promotor de Justiça.
(Por Portal Mantena)
Bom deveria ser feito uma lei obrigando o promotor a trabalhar, inclusive abrir inquérito contra o atual prefeito de Mantena ! Pois o atual promotor só mete lenha na imprensa
Ele já abriu uma investigação contra as kombis em apenas três meses do prefeito atual de mantena. e não foi ele quem falou da imprensa, foi o outro promotor…