O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entregou 31 máquinas retroescavadeiras para diversos municípios de Minas Gerais, pela segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC ). A solenidade aconteceu nesta quinta-feira, 07 de fevereiro de 2013, às 8h30, no município mineiro de Piraúba, a 262 km da capital. Com as máquinas, o MDA pretende melhorar a condição de estradas vicinais, que permitirá o escoamento da produção de agricultores familiares.
É a segunda vez que o estado de Minas Gerais é contemplado com retroescavadeiras. No ano passado, foram entregues 163 máquinas e, até março, estão previstas outras 61. Dessa vez, o investimento ficou em torno de R$ 4,4 milhões.
O delegado federal do MDA no Estado, Alcides Guedes Filho, acredita que as entregas facilitarão a vida dos agricultores familiares dos municípios beneficiados. “Esses equipamentos vão contribuir para facilitar o escoamento da produção dos agricultores, para atender o mercado local e, também, o setor de compras institucionais desses municípios e de outros mercados regionais. Eles também vão ajudar na estruturação das propriedades”, afirmou. Segundo o delegado, 17 dos 31 municípios fazem parte de três Territórios Rurais do estado – Rio Doce, São Mateus e Serra do Brigadeiro.
Importante frisar que das 31 máquinas entregues, 11 foram para municípios da ASSOLESTE. Os prefeitos da ASSOLESTE presente foram: Juraci (São Félix de Minas), Zequinha (Nova Módica), Genil (Central de Minas), Moré (Mendes Pimentel), Maicon (Divino das Laranjeiras), Helinho (Goiabeira), Valdeci (Nova Belém), Dego (Itabirinha), sendo que Mantena foi representado pelo Secretário Municipal de Agricultura Wanderley, São João do Manteninha pelo Ex-Prefeito Hiron – Chefe de Gabinete e Cuparaque pelo Secretário Municipal de Agricultura Alessandro. Registrou-se também a presença do Dep. Federal Leonardo Monteiro que destacou em sua fala a presença dos Prefeitos da ASSOLESTE.
Texto: Assoleste





