Juiz Eleitoral Dr. Vinicius da Silva, agradeceu a parceria da Assoleste
Mesários convocados pela Justiça Eleitoral para atuar nas eleições este ano, passaram por um treinamento em Mantena nos dias 15 e 16 de setembro, no auditório da Assoleste.
Cerca de 648 pessoas entre presidentes, secretários e mesários foram capacitados com informações na teoria e na prática, com o uso das urnas eletrônicas.
Na palestra ministrada pelo Dr. Filipe Calijorne Diniz, Analista de Sistemas do Tribunal de Justiça Eleitoral, os mesários foram inteirados a cerca dos procedimentos que farão no dia das eleições, da rotina do pleito, de como fazer a verificação dos equipamentos e organizar a seção. Para que não restem dúvidas, eles receberam o Manual do Mesário, contendo as principais informações sobre suas funções no dia do pleito.
A chefe do Cartório em Mantena, Mariene Lança, informou que o treinamento é muito importante para motivar e ensinar os mesários, uma vez que muitos trabalham pela primeira vez. Neste treinamento receberam as informações mesários dos municípios de Mantena, Central de Minas, São João do Manteninha, Mendes Pimentel, São Félix de Minas, Nova Belém e Itabirinha.
O Meritíssimo Juiz Eleitoral, Dr. Vinícius da Silva Pereira, participou da abertura dos trabalhos e do encerramento e agradeceu a cada mesário, dizendo da importância de participar desse processo democrático, agradeceu aos funcionários do cartório eleitoral e a parceria da Assoleste em ceder suas instalações para que essa capacitação fosse realizada com sucesso em um ambiente confortável e agradável.
Um dos destaques da capacitação foi a presença da Dona Ana Fernandes de 82 anos, que há mais de 60 anos serve à justiça eleitoral, primeiro como convocada, agora como mesária voluntária sempre disposta e contribuindo com a democracia.
Várias urnas eletrônicas foram instaladas para instrução dos mesários, e este terão um dispositivo de áudio para quem tem problema com acessibilidade visual.
Rotina do mesário
No dia das Eleições, os mesários devem chegar ao local de votação até 7 horas. Assim que chegarem, devem conferir se todos os materiais da mesa receptora estão presentes na seção e verificar se a urna está funcionando de maneira correta.
A zeréssima, documento que comprova que nenhum voto foi registrado na urna, deve ser impressa a partir das 7 horas. A votação começa às 8 horas e acaba às 17 horas. Após a votação, os mesários devem imprimir o boletim de urna, retirar a mídia de resultados da urna e guardar todos os equipamentos, que serão entregues à junta eleitoral.
Os mesários são preparados também para atender os eleitores que pretendem justificar seu voto, votar em trânsito, que necessitem utilizar o áudio da urna (no caso dos deficientes visuais) e que vão votar utilizando o sistema biométrico.