Parte da mobilização que está sendo feita em Mantena, contra a Impunidade no Brasil e à PEC 37, nesta terça-feira (9), uma manifestação foi realizada por alunos da Escola Estadual prof. Zilda Pinheiro da Silva. Durante o período da manhã, houve a explanação dos Promotores de Justiça da comarca contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que visa retirar do Ministério Público e de outras instituições a competência para presidir investigações criminais.
A manifestação contou com o apoio de diversas autoridades municipais, dentre elas o Juiz da 1ª Vara Criminal e Cível da comarca, Dr. Túlio Márcio Lemos Mota Naves, o comandante do policiamento local, Capitão Aleixo Jr, o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Alves de Oliveira, além de outros representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Durante a explanação, os alunos e às demais pessoas que compareceram nas dependências do Ginásio da escola, foram informados sobre os efeitos devastadores que a aprovação da PEC trará para o país, principalmente no aumento da impunidade.
Em sua fala, o Dr. Túlio Márcio enfatizou a importância da investigação ser conduzida pelo Ministério Público a fim de que ele seja mais uma instituição para combater os crimes no país, o que aumentam as chances de condenação daquele que realmente praticou atos criminosos. Disse ainda que é importante que os órgãos de prevenção e combate à criminalidade se unam para o bem da sociedade. Já o Capitão Aleixo Jr ressaltou a necessária parceria entre Ministério Público, Polícia Militar e Polícia Civil para o fortalecimento do combate à criminalidade em nosso país. O Presidente da Câmara Municipal, Marcelo Alves de Oliveira, ressaltou a importância do trabalho conjunto entre as instituições para o bem do nosso país e do nosso município. A Direção da Escola Zilda Pinheiro, juntamente com os demais professores e funcionários, aderiram ao movimento, que contou com a extraordinária participação dos alunos. O Promotor de Justiça Luciano Sotero Santiago encerrou o evento citando exemplos de investigações concretas do Ministério Público na nossa comarca com resultados positivos.
Para o Promotor de Justiça Evandro Ventura da Silva, a participação da sociedade e dos alunos da Escola Zilda Pinheiro foi fundamental para o sucesso da iniciativa: “é preciso que população participe de iniciativas como esta, uma vez que a aprovação da PEC da IMPUNIDADE significa barrar grandes operações e ações adotadas contra a corrupção em nosso país, tais como a ação do Mensalão, o que aumenta a sensação de impunidade em todos nós” finalizou.
(Fonte:PortalMantena)