A novela do Bairro Boa Esperança, pelo jeito, está longe de terminar.
Na última sexta feira, 21 de novembro de 2014, moradores aflitos entraram em contato com nossa equipe de reportagem, solicitando que fôssemos até lá presenciar o que vem acontecendo com as tão anunciadas obras que viriam e seriam uma realidade para aqueles moradores.
Todos, especialmente os moradores se lembram da festa que fez o prefeito e outros mais, antes das eleições para deputado, onde o mesmo veio inaugurar uma pedra fundamental, dando início e anunciando o término das obras do Bairro Boa Esperança.
De acordo com a placa que lá se encontra afixada, o prazo para termino das obras seria até o fim do mês de outubro do corrente ano. Ou seja, há quase um mês atrás. E até agora nada!
Ao chegarmos ao local, atendendo o chamado, nos deparamos com alguns moradores desesperados em um cenário de aparente destruição e abandono.
Com a força das poucas chuvas que vieram até agora, os meio fios que foram deixados em algumas ruas, já estão caindo. Despencando.
A cara terraplanagem realizada no local, já foi por água abaixo, formando verdadeiras crateras, enormes valetas por toda extensão de várias ruas que deveriam já estar com a manta asfáltica aplicada.
Como é do conhecimento de todos, inclusive face a ampla divulgação em sites da região, uma verba para pavimentação e drenagem do Bairro Boa Esperança foi deixada pelo ex prefeito Maurício Toledo e se tornou de responsabilidade do atual prefeito que chegou a inaugurar uma “pedra fundamental” com a presença de seus candidatos a deputados, secretários, vereadores e moradores do Bairro Boa Esperança, dando início às obras tão sonhadas por aqueles moradores.
Daquela inauguração até agora, o tempo passou, durante vários meses, quase um ano, viu-se algumas máquinas realizando aterros e mais aterros em várias ruas do bairro, terra esta que trouxe também muita poeira para as casas dos moradores, inclusive durante as eleições 2014. Meio fios foram depositados em vários locais, sendo que em outros não, dando a entender que em breve o tão sonhado asfalto seria uma realidade em algumas ruas e avenidas como bem previa o projeto inicial.
Mas também com o passar do tempo, ao invés do asfalto, vieram as chuvas, e levou, ou melhor, lavou todo o serviço de terraplanagem que teria sido realizado nas ruas do Bairro Boa Esperança, e que antes da vinda destas chuvas, como previa a grande placa colocada ali, a obra já teria que estar pronta (Término: Final de Outubro). Valetas e enormes buracos, já conhecidos e temidos daquela sofrida população, voltaram a bater suas portas, tornando seus sonhos mais uma vez em um terrível pesadelo.
Fomos em busca de informações oficiais relativas a obra do Boa Esperança e nos deparamos com dados que podem ser encontrados no site governamental Portal da Transparência e por lá, tomamos conhecimento de que o repasse da primeira parcela no valor de R$ 711.678,71 (SETECENTOS E ONZE MIL, SEISCENTOS E SETENTA E OITO REAIS E SETENTA E UM CENTAVOS), já teria sido feito ao atual prefeito em 31 de dezembro de 2013. Diferente do que foi divulgado a algum tempo, há quase um ano, a primeira parcela, de acordo com o portal da transparência, já está disponibilizada ao prefeito de Mantena para execução das obras do Boa Esperança.
Confira a informação acima clicando no seguinte link:
Ai vem então a primeira pergunta:
Porque a demora no início das obras?
E agora, com a destruição causada com as atuais chuvas no serviço já executado, como será viável financeiramente por parte do Município a realização da obra, em especial de seu término?
A população daquele bairro já não aguenta mais e pede providência e a presença das autoridades para o caso. Afinal muito dinheiro foi colocado ali e ao que parece a obra não tem mais condições de chegar ao seu final.
Em contato com algumas pessoas ligadas ao Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Mantena – IMP, tomamos também conhecimento de que o prefeito não vem efetuando o repasse das contribuições descontadas dos servidores, consequentemente, não está em dia com aquela autarquia há meses, o que o impede de obter a certidão previdenciária necessária para recebimento de repasses, ou seja, não tem condições hoje, o município, de receber dinheiro para continuação e término de obras. Isso há mais de seis meses. Será então este mais um motivo que fez com que as obras parassem? A população quer saber, especialmente os moradores do Bairro Boa Esperança.
Confira abaixo fotos do Bairro Boa Esperança tiradas no dia 21 de novembro de 2014. Mais de vinte dias depois do anúncio do término da obra. Veja também que as máquinas da empreiteira que supostamente estaria executando o serviço não se encontram mais no local:
Morador está assustado onde a prefeitura mandou fazer este buraco na parte alta do bairro onde a água está empossada e não tem vasão trazendo perigo para as casas. Veja o vídeo:
[vsw id=”GSawmyBF7Lk&feature=youtu.be” source=”youtube” width=”425″ height=”344″ autoplay=”no”]
Valetas estão se formando com as chuvas onde a poucos dias foi feito o serviço de aterro e terraplanagem
Os meio fios instalados já estão caindo mesmo antes do término das obras
É possível ver também que a calçada que foi instalada em parte do local também está parcialmente destruída pela força das águas, deixando visível a falta de infraestrutura necessária, talvez o asfalto que a segurasse.
Moradores têm que com suas próprias forças tirar barro e fazer caminho para chegar na porta de suas casas
Calçadas já rachadas apresentando risco para a população
Foto da praça onde foi instalada a pedra fundamental de início das obras, onde o prefeito, candidatos a deputado, secretários, vereadores e moradores viram foguetes e festa para instalação da obra, dias antes da eleição 2014. Abondonada, com material desperdiçado e sem a presença da empreiteira ou máquinas.
A citada placa indicando o início e término da obra. Logo abaixo desta placa, bocas de bueiros que foram deixados e também estão sendo levados pelas águas das chuvas. Material abandonado. Dinheiro Público jogado na lama.
Ruas que há pouco tempo receberam a terraplanagem já se encontram totalmente intransitáveis face a demora do término da obra e a vinda das chuvas que já estavam previstas.
O Vereador Wanderson Branca de Neve também compareceu ao local e foi recebido pelos moradores que se mostravam totalmente indignados com a situação pedindo providências urgentes das autoridades.
Meio fios e obras abandonadas. Essa é a conclusão que chega quem visita o Bairro Boa Esperança
Desperdício de Material. Dinheiro do contribuinte jogado fora.
Moradores se mostram extremamente preocupados com este local, uma parte alta do Bairro onde a água empossa, infiltra e traz perigo para a população daquele Bairro.
O Vereador Branca de Neve fez questão de entrar em um buraco localizado em uma das ruas do Bairro Boa Esperança que a pouco recebeu aterro, terraplanagem e meio fio, a fim de demonstrar o tamanho do rombo que se forma ali, dias depois, e que torna a rua intransitável.
O Vereador se mostrou preocupado com a população que precisa receber compras em sua casa e outros materiais e se vêem nesta situação caótica e sem previsão de solução
Material desperdiçado. Dinheiro jogado na lama
Até a tubulação nova que foi instalada no Bairro já está a mostra, correndo risco de danos e de serem levadas pelas águas das chuvas.
Neste local, um morador teve que improvisar a entrada de sua casa com recursos próprios.
É possível ainda encontrar placas também deixadas pela Prefeitura dando conta da suposta realização da obra.
Fotos: Informeleste/Mantenaonline






































































