Solidariedade, integração e mobilização entre os moradores. Esta é a mola-mestra que está impulsionando os moradores em parceria com a Polícia Militar a implantar no bairro Treze de Junho o Projeto Rede de Vizinhos Protegidos.
Uma importante reunião aconteceu na casa de Rodrigo Rosa com os moradores do bairro e a participação do Capitão PM Aleixo Junior e o Tenente Oaks, para discutirem sobre segurança pública. Dentre os assuntos tratados foram abordados sobre a criação de uma comissão para representar os moradores junto aos órgãos municipais para cobrar a limpeza dos lotes vagos e a poda das árvores em volta do rio; sugestão de enviar para a Câmara de Vereadores Projeto de Lei para trocar o nome do bairro, uma vez que eles moram no final do bairro Bela Vista e do outro lado do rio também tem o bairro Treze de Junho; e a discussão da possibilidade de se contratar um vigia.
De acordo com Rodrigo Rosa, esta mobilização partiu por parte dos moradores pelo motivo de que na última semana, 3 casas foram arrombadas e 1 casa com tentativa de roubo, sem falar no assalto na farmácia, e nos maus elementos que ficam rondando as casas e isto está assustando os vizinhos. Diante desses fatos eles procuraram a Policia Militar que prontamente atendeu o pedido e juntos irão implantar o projeto piloto da Rede de Vizinhos Protegidos no bairro.
Capitão Aleixo Junior em primeiro lugar parabenizou pela iniciativa dos moradores e agradeceu o convite para que a PM venha implantar no bairro este programa. Explicou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela PM na cidade e em especial aos arrombamentos que aconteceu no bairro, o infrator foi pego. Capitão disse que entre os meses de janeiro a junho deste ano, tivemos 41 delitos de arrombamentos em toda a cidade, não é alarmante, mas a meta da PM é tentar reduzir ainda mais este tipo de delito. “Vivemos numa cidade tranquila. Tivemos quase 45 dias sem crime na cidade”, infelizmente alguns casos aconteceram nesses últimos dias, mas o trabalho tem mais sucesso com a participação da comunidade, e isso vocês estão fazendo.
O objetivo do projeto é formar uma rede de vizinhos, que se ajuda mutuamente. Os próprios moradores são uma espécie de “câmeras vivas”, ou seja, orientados pela Polícia Militar, adotam estratégias para se protegerem. A proposta da PM é fazer com que a população utilize táticas pró-ativas para tirar a oportunidade da ação do criminoso.
Para funcionar com sucesso, é necessário que cada vizinho conheça os hábitos e mantenha contatos com os outros vizinhos, exemplo, sabendo a hora que ele sai e chega do trabalho. Todos os componentes da família e até empregados precisam se envolver no sistema.
Alertar sobre a presença de pessoas e veículos suspeitos, promover a integração entre os vizinhos através de reuniões, ser um pelo outro, importância de ligar para o 190, criar dificuldades para coibir a ação dos criminosos, como não deixar os portões destrancados, avisar ao vizinho quando viajar. Pequenas ações que dificultam e até impedem a atuação dos criminosos. Serão também afixadas placas identificando as casas que aderirem ao programa.
O Tenente Oaks salientou que a integração entre os moradores é requisito fundamental para o sucesso do projeto. Esta ferramenta será um instrumento facilitador para a aproximação da polícia e a comunidade. O objetivo é fazer a região onde o sistema é implantado, menos vulnerável, explicou.
Foram eleitos para representar a comunidade do bairro os senhores Vitor, Madson e Withy Neder.
ENTREVISTAS: CLIQUE PARA OUVIR
