quarta-feira, maio 25, 2022
No Result
View All Result
Informe Leste
  • Home
  • Destaque
  • Esporte
  • Social
  • Eventos
  • Videos
  • Agenda Cultural
  • WEB TV
  • Contatos
  • Home
  • Destaque
  • Esporte
  • Social
  • Eventos
  • Videos
  • Agenda Cultural
  • WEB TV
  • Contatos
No Result
View All Result
Informe Leste
No Result
View All Result
Home Destaques 01

Moradores do Treze de Junho se unem em parceria com a Polícia Militar para implantar o programa Rede de Vizinhos Protegidos no bairro

20 de junho de 2013
Share on FacebookShare on Twitter

DSC_0028Solidariedade, integração e mobilização entre os moradores. Esta é a mola-mestra que está impulsionando os moradores em parceria com a Polícia Militar a implantar no bairro Treze de Junho o Projeto Rede de Vizinhos Protegidos.

Uma importante reunião aconteceu na casa de Rodrigo Rosa com os moradores do bairro e a participação do Capitão PM Aleixo Junior e o Tenente Oaks, para discutirem sobre segurança pública. Dentre os assuntos tratados foram abordados sobre a criação de uma comissão para representar os moradores junto aos órgãos municipais para cobrar a limpeza dos lotes vagos e a poda das árvores em volta do rio; sugestão de enviar para a Câmara de Vereadores Projeto de Lei para trocar o nome do bairro, uma vez que eles moram no final do bairro Bela Vista e do outro lado do rio também tem o bairro Treze de Junho; e a discussão da possibilidade de se contratar um vigia.

De acordo com Rodrigo Rosa, esta mobilização partiu por parte dos moradores pelo motivo de que na última semana, 3 casas foram arrombadas e 1 casa com tentativa de roubo, sem falar no assalto na farmácia, e nos maus elementos que ficam rondando as casas e isto está assustando os vizinhos. Diante desses fatos eles procuraram a Policia Militar que prontamente atendeu o pedido e juntos irão implantar o projeto piloto da Rede de Vizinhos Protegidos no bairro.

Capitão Aleixo Junior em primeiro lugar parabenizou pela iniciativa dos moradores e agradeceu o convite para que a PM venha implantar no bairro este programa. Explicou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela PM na cidade e em especial aos arrombamentos que aconteceu no bairro, o infrator foi pego. Capitão disse que entre os meses de janeiro a junho deste ano, tivemos 41 delitos de arrombamentos em toda a cidade, não é alarmante, mas a meta da PM é tentar reduzir ainda mais este tipo de delito. “Vivemos numa cidade tranquila. Tivemos quase 45 dias sem crime na cidade”, infelizmente alguns casos aconteceram nesses últimos dias, mas o trabalho tem mais sucesso com a participação da comunidade, e isso vocês estão fazendo.

O objetivo do projeto é formar uma rede de vizinhos, que se ajuda mutuamente. Os próprios moradores são uma espécie de “câmeras vivas”, ou seja, orientados pela Polícia Militar, adotam estratégias para se protegerem. A proposta da PM é fazer com que a população utilize táticas pró-ativas para tirar a oportunidade da ação do criminoso.

Para funcionar com sucesso, é necessário que cada vizinho conheça os hábitos e mantenha contatos com os outros vizinhos, exemplo, sabendo a hora que ele sai e chega do trabalho. Todos os componentes da família e até empregados precisam se envolver no sistema.

Alertar sobre a presença de pessoas e veículos suspeitos, promover a integração entre os vizinhos através de reuniões, ser um pelo outro, importância de ligar para o 190, criar dificuldades para coibir a ação dos criminosos, como não deixar os portões destrancados, avisar ao vizinho quando viajar. Pequenas ações que dificultam e até impedem a atuação dos criminosos. Serão também afixadas placas identificando as casas que aderirem ao programa.

O Tenente Oaks salientou que a integração entre os moradores é requisito fundamental para o sucesso do projeto. Esta ferramenta será um instrumento facilitador para a aproximação da polícia e a comunidade. O objetivo é fazer a região onde o sistema é implantado, menos vulnerável, explicou.

Foram eleitos para representar a comunidade do bairro os senhores Vitor, Madson e Withy Neder.

ENTREVISTAS: CLIQUE PARA OUVIR

 DSC_0014

Capitão Aleixo

DSC_0005Tenente Oaks

DSC_0027Madson

 

DSC_0030
Withy, Madson e Vitor eleitos para representar a comunidade do bairro

DSC_0002 DSC_0003 DSC_0004 DSC_0005 DSC_0006 DSC_0007 DSC_0008 DSC_0009 DSC_0010 DSC_0011 DSC_0012 DSC_0013 DSC_0014 DSC_0016 DSC_0017 DSC_0019 DSC_0020 DSC_0025 DSC_0026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECENTES

Nesta quinta-feira, 5 de maio tem feirinha na Praça de Lazer

Nesta quinta-feira, 5 de maio tem feirinha na Praça de Lazer

Se prepare: Vem aí a 1ª Revoada do Contestado

Se prepare: Vem aí a 1ª Revoada do Contestado

POLICIA MILITAR PRENDE CASAL POR TRÁFICO DE DROGAS EM MANTENA

POLICIA MILITAR PRENDE CASAL POR TRÁFICO DE DROGAS EM MANTENA

Secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente participam de reunião na Associação APAMRSAM no Córrego Lajinha

Secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente participam de reunião na Associação APAMRSAM no Córrego Lajinha

Contatos

Email: contato@informeleste.com.br
Telefone: (33) 98815-0069

Todos os direitos reservados
Proibido a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem autorização dos idealizadores.

© 2019 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Home
  • Destaque
  • Esporte
  • Social
  • Eventos
  • Videos
  • Agenda Cultural
  • WEB TV
  • Contatos

© 2019 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas