Na ultima terça feira, 12/08/2013, os vereadores Rodrigo Curty (PHS) e Anderson Branca de Neve (PDT), receberam diversos telefonas de pessoas que estavam supostamente a quase 10 horas esperando atendimento, na expectativa de realizarem ultrassonografias e consultas, pela secretaria municipal de saúde de Mantena, na “casa da mulher”, clínica pertencente ao hospital São Vicente de Paula e que mantém convênio com o município.
Quando chegaram ao local, por volta de 17hs, constataram a veracidade das denúncias e logo se deparam com uma situação caótica; mais de 30 pessoas em um cubículo; gestantes que estavam desde 07hs sem almoço; idosos (as) extremamente cansados de esperar; crianças que acompanhavam suas mães, com fome; bebedouro com água quente; ausência de copos descartáveis; um calor desumano e um ambiente sem um ventilador sequer.
Imediatamente os vereadores acionaram a imprensa e ela compareceu ao local, na pessoa do empresário Rogério Faustino, que não mediu esforços e colocou as Rádios Treze de Junho AM e Cidade FM para cobrirem o fato ao vivo.
Rogério da rádio e os vereadores Rodrigo Curty e Branca de Neve providenciaram um lanche para todas as pessoas que ali estavam, pois todos se queixavam de fome, alegando estar desde muito cedo aguardando atendimento, não havendo condições de pagarem pela refeição ou de irem a suas casas almoçar.
O vereador Rodrigo Curty solicitou à secretaria, que o médico de plantão, Dr. Wilson Elizeu Coelho, que é irmão do prefeito de Mantena, o atendesse para uma conversa. O médico o atendeu, negou as acusações feitas pelas pessoas que estavam no local, de que ele deixa constantemente o consultório da Casa da Mulher, para ir ao hospital que fica ao lado, dando prioridade as consultas e exames particulares.
Os pacientes ainda disseram que, se o indivíduo tiver condições de pagar pelos exames, a fila organizada por ordem de chegada é burlada, cedendo a vez ao que pagar.
Foi só as entrevistas nas rádios começarem para o secretário de Saúde Dr. Roberto Jório chegar e começar a dar explicações quanto ao mau atendimento presenciado por todos. Uma das pessoas que estavam presentes considerou as explicações dadas por Betinho, como verdadeiras “embromações”.
A polícia militar foi solicitada e compareceu no local, lavrando um boletim de ocorrência que deixa registrado a insuficiência e negligência no atendimento médico, prestados pela prefeitura de Mantena-MG.
Os vereadores permaneceram no local até a ultima pessoa ser atendida, e isso aconteceu por volta das 20h40. No fim o secretário garantiu aos vereadores, aos pacientes e aos ouvintes das transmissões que “isso não voltará a se repetir”.