A prefeitura de Barra de São Francisco através da Secretaria Municipal de Agricultura promoveu uma palestra ministrada pelo senhor José Carlos kubit do projeto Nestlê Café, onde juntamente com uma equipe de agrônomos da empresa traz aos produtores de Barra de São Francisco o projeto que incentiva a produção sustentável de café através do padrão internacional da 4C Association (Código Comum para a Comunidade Cafeeira) de café conilon, envolvendo produtores, comerciantes, cooperativas, transportadoras e toda a cadeia produtiva, para estimular a adoção de práticas responsáveis.
Diversos presidentes de associações e produtores participaram com interesse de implantar o projeto sustentável em suas lavouras através do padrão 4C padrão Mundial também exigido pela plataforma mundial de responsabilidade social da Nestlé.
No município de Águia Branca, foram distribuídos um milhão de mudas a produtores locais, juntamente com parceiros da região. Foi o primeiro município beneficiado onde reuniu cerca de 70 produtores, que receberam assistência técnica e acompanhamento da evolução das mudas.
A Secretaria de Agricultura informou que algumas comunidades já estão ingressando no projeto, e que os interessados devem procurar a secretaria munidos de documentos como a nota da guia de produção, licença ambiental, numero de inscrição estadual e outros.
O projeto deve começar nas seguintes comunidades: Valão Fundo, Córrego do Ita, Queria Deus, Denzol e Cachoeirinha do Itaúnas.
A ação de responsabilidade social já foi implantada pela companhia em países como México, Tailândia, Filipinas e Indonésia, com a meta global de distribuir 220 milhões de mudas aos produtores até 2020 e atingir a compra de 180 mil toneladas de café 4C em 2015.