Pacientes das cidades de Central de Minas (15 pessoas) e Nova Módica (10 pessoas), estiveram em Guanhães nos dias 14 e 15 de março para realizarem Cirurgia de Catarata no Hospital Regional “Imaculada Conceição”.
O Consonorte – Consórcio Intermunicipal de Saúde, encaminhou os pacientes em dois ônibus do consórcio para o Hospital Regional de Guanhães que é referencia neste tipo de cirurgia, onde nos dias 14 a 17 de março 2013, como de costume, é realizado um mutirão de cirurgias de cataratas conduzido pelo Dr. Rinack Almeida Filho e sua equipe de Governador Valadares.
Importante salientar que este hospital atente a toda aquela região e é filantrópico sendo que atualmente o mesmo passa por momento crítico em suas finanças, uma vez que a atual Diretoria eleita no último dia 08 de março, que tem como Provedor o Sr. Augusto, herdou uma dívida altíssima o que dificulta aquele hospital de receber recursos quer Estadual ou Federal. Este tipo de cirurgia, conforme informação do Sr. André Morais – Gerente Administrativo do CONSONORTE em Mantena, que se feito em clínicas particulares podem chegar até a 7 mil reais, enquanto que neste tipo de mutirão o paciente não paga nada uma vez que é pelo SUS sendo que os municípios disponibilizam o transporte como é o caso de Central de Minas e Nova Módica cujos prefeitos Genil e Zequinha entendendo a importância deste tipo de cirurgia prontamente atendeu ao pedido de seus Secretários de Saúde.
O Secretário Executivo da ASSOLESTE, Jupiaci Ramalho, que estava naquela cidade pode “in loco” testemunhar o fato onde notou-se a presença de pessoas que conduziam os pacientes, sendo que Central de Minas enviou a Secretária Cirlei (Assistente Social) e Nova Módica as técnicas de enfermagem, Flaviana Paula Ramos e Greice Gonçalves da Silva e o Sr. Edelvandro Costa Silva, ex-vereador daquele município.
(Informações Assoleste)





