A Polícia Militar de Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais, realizou nesta sexta-feira (20), o primeiro Workshop de armas não letais. Sprays de pimenta, granadas de efeito moral e lacrimogênea, pistola de impulso eletromagnético, entre outros, foram utilizados na demostração.
Durante a manhã foram ministradas palestras pelo Cel. Ricardo Soares, da Polícia Militar do Rio de Janeiro, coordenador da Divisão de Treinamento Técnico e Tático da Condor Tecnologias não Letais. Na parte da tarde foram feitas demonstrações práticas dos equipamentos de menor potencial ofensivo.
O Evento foi promovido pela 5ª Companhia de Missões Especiais em uma das atividades de comemoração aos 10 anos da Cia. O tenente coronel Wagner Fabiano, comandante da companhia, explicou que o treinamento é para lidar com grandes públicos, mas, também para o uso individual dos militares. “Nós temos instrumentos diversos que possibilitam o uso diferenciado da força, então, isso vai reduzir a possibilidade de lesões nas pessoas”.
Segundo o coronel Ricardo Soares, o treinamento para o uso das armas de menor potencial ofensivo foi acelerado pelas manifestações que aconteceram no Brasil no mês de junho deste ano. O objetivo é atualizar os conhecimentos técnicos dos policiais militares e dos integrantes do sistema de Defesa Social de Valadares e Região.
O coronel ressaltou a importância do treinamentos dos militares. “A capacitação é um vetor principal do uso correto das tecnologias. Essa busca da Polícia Militar de Minas Gerais, daqui da região é para aprofundar mais a discussão e ampliar a doutrina correta de uso das tecnologias não letais”.