A Rede de Vizinhos Protegidos é um agrupamento de integrantes da sociedade, voluntários na participação de uma rede de proteção e prevenção com objetivo de contribuir para a segurança pública. De iniciativa da Polícia Militar de Minas Gerais, o projeto visa fazer de cada vizinho uma espécie de “câmera viva”, estendendo para a casa do vizinho o cuidado que cada um tem com a própria casa, além de estreitar o relacionamento entre eles.
Em uma reunião envolvendo moradores do Bairro Nicolini, dia 2 de dezembro, quando houve a participação de aproximadamente 150 pessoas, a Polícia Militar propôs a criação de uma nova Rede de Vizinhos Protegidos, esta, no Bairro Nicolini, uma vez que a primeira foi criada no Bairro 13 de Junho e tem alcançado excelentes resultados na prevenção de delitos, com o compromisso dos moradores daquele bairro.
Além dos procedimentos simples e corriqueiros como cadastro de endereços e telefones dos moradores, conhecimento dos hábitos familiares dos membros da rede, entre outros,as redes de vizinhos protegidos podem criar um método facilmente identificado pelos integrantes, tais como sinais sonoros (apitos) ou outros meios que entenderem mais adequado, que podem ser usados quando perceberem qualquer movimentação fora do normal na rua ou nas casas ao lado, possibilitando que os demais vizinhos entendam que algo errado pode estar acontecendo nas imediações.
As ações antecipadas por parte da cada morador é extremamente importante para prevenção dos delitos, além da comunicação imediata à Polícia Militar das anormalidades percebidas.
A proposta foi apresentada para os moradores do Bairro Nicolini e, se implantada, certamente colaborará para aumentar a sensação de segurança de forma mais efetiva.