Este ano já tivemos 59 acidentes com 5 mortes
Palestras, blitz educativas, entrega de mudas e atividades lúdicas nas diversas escolas da comarca de Mantena, completaram as ações programadas entre os dias 18 a 25 de setembro quando se comemorou a Semana Nacional de Trânsito este ano. Com o tema “ 1 Década sem acidentes. Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito – Efeitos e responsabilidade e escolhas”, mobilizou o país. O evento contou com a participação dos alunos do Proerd e da Guarda-Mirim.

O jornalismo do Informe Leste fez algumas perguntas ao Subtenente Gomes sobre o está acontecendo em nossa região com tantos acidentes e mortes.
Gomes explicou que o maior índice de acidentes a nível nacional com vítimas fatais é dos 18 aos 25 anos de idade, e com o crescimento do fluxo de veículos, também aumentou o número de motoristas despreparados para dirigir.
Qual a maior causa de tantos acidentes?
A maior causa de acidentes em nossa região é a imprudência, condutores despreparados, e temos sofrido com esta realidade, pois em casos mais graves, temos tido vários óbitos. Um exemplo também é o excesso de velocidade, animais soltos na pista e a falta de atenção.
Quais os trechos mais perigosos?
Toda a atenção é necessária em qualquer parte da estrada, mas temos vários trechos que merecem maior atenção. O trecho de Mantena a divisa de Barra de São Francisco, aconteceu vários acidentes, inclusive com mortes, próximo ao trevo que vai para o bairro Filadélfia, em uma curva perigosa.
Foi enviado um dossiê ao DER pedindo que fosse colocado redutores de velocidade neste trecho e foi feito, diminuindo pra 99% dos acidentes. Mas o trecho foi totalmente recapeado e precisa novamente de instalar estes redutores, principalmente perto do Bananal onde existe o desembarque de estudantes e perto do Posto Mineirão.
No ano de 2011 foram 59 acidentes com 6 mortes. Em 2012, 66 acidentes com 5 mortes e em 2013 até o dia 25 de setembro, tivemos 59 acidentes com 5 mortes, inclusive do rapaz Teco Guerra.
Dos 59 acidentes ocorridos, 16 foram entre o trecho de Mantena a São João do Manteninha, onde tivemos a morte de 3 pessoas de GV e a última do mantenense Teco Guerra, que foi vítima de um motorista que estava embriagado. É preciso muita atenção por parte dos motoristas.
Nós da Policia Militar Rodoviária enviamos recentemente ao DER, pedindo urgência na colocação de sonorizadores nestes trechos, mais placas informando sobre a redução de velocidade, e iremos intensificar as blitz. Mas não depende só de nós, depende exclusivamente de cada cidadão. Nossa região, a malha viária que compete a nossa companhia é bem extensa, e temos muito trabalho. Se cada cidadão tiver a consciência da educação no trânsito, cumprindo às leis, conseguiremos diminuir estas estatísticas.
Somente este mês, a cidade perdeu dois jovens em virtude da imprudência de motoristas: ambos são acusados de estarem dirigindo bêbados, e com isso duas vidas foram ceifadas de suas famílias. Isso precisa acabar, ou continuaremos perdendo as pessoas que amamos.
[nggallery id=291]
















