
Na reunião Ordinária da Câmara Municipal realizada no dia 30/11/2023, foi aprovada uma importante Lei que beneficia a saúde do nosso município. Porém a votação de uma Lei de tamanha relevância e importância que envolve a saúde, foi tratada de forma muito consciente pelos vereadores, que na tribuna expressaram ser favoráveis a aprovação pois o município seria beneficiado com a criação da função do médico residente auxiliando na estruturação da Atenção Básica.
O que causou indignação dos demais vereadores e do público presente na sessão, foi a votação contrária da vereadora Geane do Lico, que votou CONTRA a aprovação da Lei, que beneficia justamente a saúde que ela defende, e não expôs na tribuna o motivo.
O presidente da Casa, muito sábio na condução dos trabalhos, ressaltou que como a modalidade de médico residente não existe é necessário regulamentação, e que o recurso será do Ministério da Saúde para a implantação e a adoção da Residência em Medicina de Família no município. Teremos mais dois médicos para atender a comunidade. Porque votar contra um projeto como esse? …fica a pergunta!
Branca ainda explicou que durante a semana os presidentes das comissões e alguns vereadores (foto abaixo), estiveram reunidos no plenarinho da Casa, com o médico Dr. Ademar Dias Neto, que faz parte da comissão de residência médica, junto do Secretário de Saúde Ocimar Rufino, do Dr. Ronaldson e do Fernando Martins, administrador dos hospitais, explicando sobre a relevância e como funciona o projeto e o quanto o município e a população ganha com a aprovação.

Mostrando seriedade dessa Casa de Leis, os vereadores estudam os projetos que são apresentados pelo Poder Executivo, discutem antes de colocar em pauta. Sendo assim, os vereadores presentes na reunião, Presidente Wanderson Branca de Neve, Sargento Ricardo, Wendel Satil, Hudson Said, Valtair da Ambulância, Genivaldo Assis, Wesley Vila Som e João Correa votaram a FAVOR, do projeto e a vereadora Geane do Lico, votou CONTRA, aprovando por 8 X 1 o Projeto de Lei Complementar nº 006 de 06/11/2023 que “Dispõe sobre a criação da função de médico residente no município de Mantena e dá outras providências”.
Também foi aprovado pelos 8 vereadores e 1 contra da vereadora Geane do Lico, mais duas Leis Complementares a nº007 de 06/11/2023 que “Dispõe sobre a criação da Bolsa de preceptoria para Tutoria, Estudo e Pesquisa da Especialidade de Saúde da Família e Comunidade do Programa de Residência Médica da Secretaria Municipal de Saúde da prefeitura municipal de Mantena” e o Projeto de Lei nº030 de 06/11/2023 que Dispõe sobre a criação da Bolsa Complementar de Estudo e Pesquisa para Residente da Especialidade de Saúde da Família e Comunidade do Programa Residência Médica do Hospital Evangélico de Mantena-MG.
É assim que a Câmara trabalha, com vereadores comprometidos com aprovação de projetos que ajudam a desenvolver nossa Terra Boa, visando melhorar a qualidade de vida da comunidade, especialmente numa área como a Saúde, que precisa a todo momento de investimentos e programas que auxiliem nos trabalhos e no cuidado com a população.
Parabéns aos 8 vereadores que votaram a favor do projeto e que não visam politicagem e sim o crescimento de Mantena.






















