O prefeito de Barra de São Francisco Luciano Pereira, esteve participando de uma solenidade no município de Cariacica nesta segunda-feira, 16 de junho, para receber das mãos do Governador Renato Casagrande, um Kit da Defesa Civil do Estado contendo um veiculo L200 com engate para reboque, um barco de alumínio para áreas alagadas, um reboque para o barco e um motor de popa de 15 HP. Além disso, foi oferecidos também itens de escritório, como computador, impressora multifuncional, aparelho de fax, máquina fotográfica digital e aparelho GPS.
Nossa cidade esta crescendo hoje é mais que uma referencia no Noroeste do Estado, precisamos de investimentos como este Kit, do Governo do Estado que vai ajudar a nossa defesa civil e antecipar as ações para minimizar os efeitos dos Desastres Naturais. disse prefeito Luciano Pereira.
Para entrega dos kits da Defesa Civil Municipal. Foi utilizado como critério para a distribuição um levantamento de todos os municípios capixabas que decretaram situação de anormalidade nos últimos dez anos, em decorrência de enxurradas ou deslizamentos provocados pela chuva.
O objetivo da entrega dos kits será para fomentar a estruturação das defesas civis municipais do programa estadual de adaptação a mudanças climáticas. Cada kit tem o valor de R$ 131.658,86, totalizando R$ 1.711.565,18 milhões em investimentos, para os 13 municípios contemplados: Laranja da Terra, São Domingos do Norte, Vila Velha, Linhares, Santa Maria de Jetibá, Ecoporanga, Iconha, Água Doce do Norte, Itarana, Barra de São Francisco, Montanha, Alfredo Chaves e Fundão.
Em 2012 foram entregues 10 kits de Defesa Civil distribuídos aos municípios, e em 2014 estão sendo entregues 13 kits para as defesas civis municipais, e oito viaturas tipo pick-up para as Regionais de Defesa Civil, sediadas nos batalhões e companhias independentes. Ainda para 2014, estão sendo adquiridos mais 42 kits para os municípios. Essa ação tem por objetivo um reforço no Sistema Estadual de Defesa Civil.
Plano de Expansão
Atualmente são 12 unidades operacionais distribuídas pelo Estado. O Plano de expansão prevê para este ano, ainda, a inauguração das unidades de Anchieta e Guaçuí.
Após a construção das novas unidades, serão 14 municípios que contarão com unidades operacionais: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Anchieta, Marechal Floriano, Linhares, Colatina, São Mateus, Aracruz, Guaçuí e Nova Venécia. Foram concebidas para permitir o funcionamento com toda a estrutura de atendimento ao público através da Seção de Atividades Técnicas, responsável por vistorias e análises de projetos de prevenção de incêndio e pânico.
Municípios atendidos
Serão atendidos pela nova companhia os municípios de Cariacica, Viana, Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá. A companhia irá contar com 10 viaturas e uma embarcação com motor e reboque.
“A nova unidade realizará diversas atividades, tais como salvamento em alturas, atendimento pré-hospitalar, salvamento aquático e mergulho, atendimento a ocorrências de produtos perigosos, defesa civil, cursos e instruções, vistorias, campanhas educativas, palestras, atividades sociais, prevenção contra incêndio e pânico, combate a incêndio, especialmente na continuidade do Plano de Expansão”, afirma o coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Adeilton Pavani.
Com informações da SESP-ES Assessoria de Imprensa PMBSFE-mail: imprensa@pmbsf.es.gov.br
Ricardo Madureira//sentinelacapixaba@hotmail.com
Tiago Quirino Dias//tiagoqd@hotmail.com
Texto: Ricardo Madureira/ Tiago Quirino