Em contato com a redação do site Informe Leste, nesta segunda-feira, 01/02, o vereador Wanderson Branca de Neve, se mostrando bastante insatisfeito com uma atitude praticada pelo prefeito de Mantena, veio nos esclarecer e pedir que fosse publicada a matéria a seguir para conhecimento e análise da população:
Com documentação em mãos, intitulada “MENSAGEM DE VETO N.º 002/2015 assinado ao final pelo excelentíssimo prefeito municipal Wanderson Elizeu Coelho, o prefeito de Mantena vetou a emenda 014 ao Projeto de Lei que “Estima Receita e Fixa a Despesa do Município de Mantena – MG para o exercício de 2015 face à inconstitucionalidade apresentada.
Ocorre, que tal emenda foi proposta pelo vereador Branca de Neve, logo depois foi apreciada e aprovada pelo plenário (maioria dos vereadores) da Câmara de Vereadores tendo como principal objetivo a construção de um Posto de Polícia Militar na conhecida praça localizada na parte alta do Bairro dos Operários, onde, de acordo com o Vereador, policiais militares poderiam permanecer e até mesmo criar turnos para que a criminalidade e o tráfico de drogas ali naquele local tivesse seu fim.
No entanto, por conta do veto do prefeito Wanderson Elizeu, que para tanto, alega ser o ato inconstitucional, ou seja algo que vai de desacordo com a constituição, pelo menos no momento, a construção de tal posto não será possível. Trocando em miúdos, o prefeito vetou, cancelou a emenda que o vereador Branca de Neve inseriu no Projeto de Lei do orçamento 2015 fazendo com que se torne legalmente impossível a construção do posto para os policiais militares com o apoio do município.
Há os que dizem que o prefeito vetou, por ser de autoria do Vereador Branca de Neve, um vereador de oposição que fiscaliza todos os seus atos e projetos enviados àquela Câmara, aprovando quando entende pelo bem da população e negando quando entende não ser pelo bem da população, por isso, dizem por ai que o prefeito teria, ao invés de pensar na coletividade e naquelas famílias que sofrem com o tráfico de drogas que levam seus filhos às mazelas e piores ruínas da vida que a droga pode proporcionar, pensou apenas em si próprio e no seu problema pessoal com o vereador Branca de Neve, não deixando que ele obtivesse êxito ou sucesso diante da sociedade que certamente aprovaria e ficaria bastante satisfeita com a realização de tal construção.
Noutro ponto, há os que dizem que tal construção vai de encontro mesmo com os ditames constitucionais, mas, se passou pelo plenário da Câmara, soberana como é, e sendo o prédio de propriedade do município seria apenas cedido para uso dos policiais? Então onde está a inconstitucionalidade do ato. Pergunta-se por ai a todo momento.
Mas o que causou maior estranheza por parte do vereador e população em geral é o fato de que o prefeito vetou a construção do posto no Bairro dos Operários em orçamento para ser possível ao Município construir ou ajudar na construção de um posto policiai num dos locais de maior índice de criminalidade no Município, entendendo e alegando o prefeito que isto “feriria” a constituição federal, mas logo depois, parece que se esquecendo de tudo que se baseou para vetar veio a se reunir com moradores do Bairro de Vila Nova e com a própria Polícia Militar para “erguer um posto da Polícia Militar no bairro de Vila Nova”. Ora prefeito, porque um na Vila Nova pode e o do bairro dos Operários não pode? Pergunta feita com veemência pelo Vereador Branca de Neve.
A reunião realizada com moradores do bairro Vila Nova, comerciantes locais e Polícia Militar se deu 22 de janeiro de 2015, a apenas 10 dias do veto do prefeito contra a inclusão em orçamento da construção do posto no Bairro dos Operários, deixando claro que o Ministério Público que tanto colabora com a PM, não foi convidada para a reunião.
Confira nas fotos a seguir retiradas do site Mantenaonline sobre a reunião do prefeito com moradores e comerciantes planejando a construção de um posto no Bairro de Vila Nova:
O vereador Branca de Neve quis deixar bem claro através de nosso site que nada tem contra a construção do posto no Bairro de Vila Nova, que por conta de tal reportagem pode ser que alguns possam até com o intuito de denegrir sua imagem assim ajam mas não é verdade. É a favor sim da construção do Posto no Bairro de Vila Nova, assim como é pela construção de um Posto no Bairro dos Operários e quantos mais for possível. Advogado que é, priva pela Lei e pela ordem e entende que somente com o combate a este tipo de criminalidade é que podemos ter paz agora e no futuro, repudiou a atitude do prefeito de vetar sua emenda ao projeto, entende que um posto naquele local é imprescindível no momento e que isto pode ser confirmado com os mesmos policiais que acompanharam o prefeito na reunião do Bairro Vila Nova e até mesmo junto ao Promotor de Justiça desta Comarca.
A Redação do site Informe Leste está à disposição do prefeito ou sua equipe, caso o mesmo queira deixar qualquer esclarecimento sobre o veto ou sobre a matéria em questão.
Veja abaixo a íntegra e as razões do veto do prefeito a emenda 014 de autoria do Vereador Branca de Neve: