PREFEITO JOÃO RUFINO PEDIU AGILIDADE NO PROCESSO DA INSTALAÇÃO DO SAMU
Prefeitos de 7 municípios estiveram reunidos nesta terça-feira, 29 de agosto, na sede do BDMG em Belo Horizonte com o Secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, para discutir e procurar soluções sobre a instalação do Samu na região.
Diante da dificuldade financeira que o Governo de Minas está passando, soluções imediatas precisam ser tomadas logo, uma vez, que as ambulâncias estão paradas e os equipamentos estão ficando sucateados devido o não uso, e a população precisando de atendimento.
Os prefeitos André Merlo de Governador Valadares e presidente do Consurge; Sebastião Quintão de Ipatinga e presidente do Cisvales; João Rufino Sobrinho de Mantena; Eustáquio Braga de Peçanha; Diogo Scarabelli Júnior de Resplendor; Marcelo Marques de Aimorés; Ozanan de Farias de São Geraldo de Piedade, além dos deputados estaduais Celise Laviola, João Magalhães, Rosângela Reis e Celinho do Sintrocell, expuseram que estão descontentes com que vem acontecendo em relação a dificuldade em se instalar o SAMU.
Uma das sugestões proposta foi a unificação dos dois consórcios: Governador Valadares e Ipatinga, uma vez que, os dois queriam a implementação dos serviços de forma separada.
O Secretário de Estado informou que irá fazer um levantamento sobre a viabilidade da junção dos dois consórcios e levará a demanda para o governador Pimentel, deixando marcado uma segunda reunião para o dia 12 de setembro, para dar uma resposta aos prefeitos e deputados.
Em conversa com o prefeito João Rufino, ele informou que os prefeitos estão unidos em buscar uma solução rápida para esse problema. Nosso povo precisa de mais saúde, mas a atual situação financeira do Estado é complicada, não tem dinheiro. Rufino disse que na reunião foi colocado que no Estado todo somente 3 consórcios foram implantados até agora.
-“Esse assunto foi e é tema debatido nos Fóruns Regionais e precisamos que seja resolvido, pois as ambulâncias estão todas paradas e daqui a pouco nem vão mais funcionar. Queremos agilidade nesse processo e não iremos descansar e vamos correr atrás junto com os prefeitos, até que seja implantado o SAMU, pois ajudaria a resolver muitos problemas da nossa cidade e municípios vizinhos”, disse João Rufino.