Aconteceu dia 25 de outubro a inauguração de mais uma conquista da atual administração, o CAPS, localizado ao lado do SUS, e será um avanço no tratamento de pacientes com transtornos mentais severos e persistentes do município.
Estiveram presentes na cerimônia o prefeito Roberto Balbino, o vice-prefeito Geraldo Amaral, a Secretária Municipal de Saúde Eliane Bichara, a Juíza de Direito Dra. Angélica Ferrari Brugnara, o presidente da Câmara Municipal Marcos Felicíssimo Gonçalves, vários servidores públicos, secretários municipais, vereadores, convidados e a equipe que irá trabalhar no CAPS.
Após a composição da mesa de autoridades, o Pastor Ricardo da 1ª Igreja Presbiteriana agradeceu a Deus em oração por mais este benefício para a comunidade.
Nos discursos das autoridades o que se via era um tom de satisfação, A Secretária de Saúde, Eliane Bichara, disse que a realização deste sonho só se tornou possível devido ao empenho de toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e da Administração que não mediu esforços para a conclusão da obra, salientou que um projeto para a construção da SEDE PRÓPRIA do CAPS já se encontra em Brasília para a aprovação.
O prefeito Roberto Balbino, ressaltou que os problemas que os portadores de transtornos mentais tinham devido à falta de tratamento estão com seus dias contados em Conselheiro Pena e que o CAPS tem toda a estrutura e uma equipe muito competente para atender os pacientes.
Em seguida foi feita o descerramento da placa inaugural e servido um coquetel a todos os presentes.
O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) tem como objetivo funcionar como porta de entrada na rede assistencial, atendendo prioritariamente os pacientes com transtornos mentais severos e persistentes, em regime de tratamento intensivo, semi-intensivo e não intensivo. Oferecendo acesso ao melhor tratamento do Sistema de Saúde, de acordo com as necessidades do paciente, com humanidade e respeito, realizando acompanhamento clínico e possibilitando a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Ele contará com uma equipe multiprofissional, constituída por:
• 01 Médico Psiquiatra – Dr. Mauro Araújo Lage
• 01 Enfermeiro – Rosangela Maria da Silva Neimerck
• 01 Psicóloga, Responsável Técnica – Dr. Patrícia Cruzeiro Martins
• 01 Fisioterapeuta – Maysa Caldas Gonçalves Sanches
• 01 Técnico em Enfermagem – Sandra Ferreira Primo Mesquita
• 01 Auxiliar Administrativo – Romerson Félix de Oliveira
• 01 Auxiliar de Serviços Gerais – Marta Maria Ferreira Pereira
O CAPS é um serviço de “portas abertas”, responsável pelo tratamento do portador de sofrimento mental, acolhedor para situações de crise, que abarca práticas de cuidado com o paciente e atividades baseadas no laço um a um.
[nggallery id=319]