PSF de Limeira realizou 237 exames de PSA e falou do câncer de próstata aos homens do distrito

Prevenção é a palavra chave. Com esse objetivo, a Secretaria de Saúde, através da equipe do PSF de Limeira realizou nesta sexta-feira, 7 de dezembro, um dia voltado para o atendimento aos homens do distrito.

Com o intuito de incentivar e orientar os homens da comunidade a fazer os exames preventivos do câncer de próstata, os agentes de saúde coordenados pela enfermeira Ângela Vinhal, visitou as casas convidando os homens que tem a idade entre 45 a 70 anos, para participar da campanha alusiva ao Novembro Azul.

E o resultado foi um sucesso, onde foram realizados nessa manhã 237 exames, sendo que foram cadastrados 253, onde 13 não quiseram realizar o exame e 3 estão viajando.

O prefeito João Rufino acompanhado do Secretário de Saúde, Ocimar Rufino, dos coordenadores de Saúde, Jones Marques e Marcia, e o farmacêutico Phelipe Scala, estiveram presentes e aproveitaram a ocasião para reunir também com a equipe.

A enfermeira Ângela, ressaltou o esforço dos homens que compareceram, uma vez que muitos não gostam de médico e todos podem adoecer e é preciso prevenir. “Estou agradecida a cada um, e ao prefeito João Rufino e Ocimar, por todo esforço para que os exames fossem coletados no próprio PSF, isso demonstra a proporção do investimento que a prefeitura está investindo esse lugar”, destacou.

Ocimar reforçou o estudo e o levantamento que Ângela fez, onde em 2008 até este ano, o maior número de exames de PSA colhidos era de 54 e nesta data em 2018, a secretaria está ofertando 237 exames de PSA. “Quero parabenizar a iniciativa da prevenção, pois essa é a meta da gestão e agradecer a toda a comunidade masculina que atendeu o convite e vieram até o PSF.

O prefeito João Rufino parabenizou a toda a equipe do PSF pelo trabalho desenvolvido no distrito e disse aos amigos, da importância em fazer os exames, principalmente por ser um exame de sangue, mas que trará benefícios para a saúde de cada um. “Também sou produtor rural como a maioria de vocês, e sei o quanto é importante a gente cuidar da saúde e estou feliz em ver tantos homens cuidando da saúde”, disse Rufino.