PSFs do Bela Vista e Santo Antônio realizaram diversas atividades na Campanha Março Lilás

Para garantir um maior alcance da campanha Março Lilás, a Secretaria de Saúde, através dos PSFs estão realizando diversas ações para prevenir e orientar as mulheres sobre o câncer do colo do útero, além da realização de coleta de preventivos.

Durante a semana, o PSF do Bela Vista realizou um encontro envolvendo testemunhos de algumas mulheres que já passaram pela doença e deram seus testemunhos. Na oportunidade, as mulheres contaram sobre suas experiências desde o diagnóstico, o tratamento e como enfrentaram a doença.

As mulheres foram orientadas sobre a importância da realização de se fazer o preventivo e também a mamografia. Em seguida todas participaram de um café e em seguida a coleta de preventivos.

O enfermeiro Vinicius ressaltou que a agenda de coleta de preventivos continua aberta, nos dias 25 e no dia 29 será feito uma agenda especial em horário diferenciado para as mulheres que trabalham.

PSF SANTO ANTÔNIO

A equipe do PSF de Santo Antônio junto com o apoio do NASF, realizou uma palestra na Escola Estadual Zilda Pinheiro da Silva, onde a psicóloga Bruna Carvalho e a assistente social, Daniele Vaz, deram orientações de conscientização para que cada mulher se cuide, e também a participação voluntária de uma paciente que enfrentou o câncer de colo de útero que falou da superação da doença.

Em torno de 50 mulheres participaram do evento, onde aconteceu sorteios de brindes e todas fizeram o agendamento do preventivo.