A reunião extraordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus aconteceu nesta terça-feira (19) em Mantena, no auditório da CDL – Câmara dos Dirigentes Lojistas com a participação de 16 municípios. O presidente Luiz Antônio Garcia, iniciou os trabalhos agradecendo a presença dos membros do comitê e salientou a expressiva participação de todos em cada encontro e convidou as autoridades para compor a mesa, estando presente o prefeito municipal de São João do Manteninha, Paulo Roberto, o presidente da Câmara de Mantena, vereador Marcelo do Lico, vereador Robério Francisco, Secretário Executivo da Bacia e vice-prefeito de São Félix de Minas, Claudio Belmiro, representantes da SASVIB Rosilene Noberto, Alessandra Camargos e João.
Dra. Rosilene Noberto da SASVIB falou sobre o Convênio de Estruturação da Bacia e sobre a prestação de conta do 1º bimestre. Explicou que na primeira fase foi feito toda a implementação e estruturação: demos a identidade ao comitê. A segunda fase foi feito todo o levantamento do diagnóstico e informações, inclusive através da expedição que já aconteceu na região e diante dessas informações e dos projetos realizados iremos lutar pelo desenvolvimento e dar continuidade dessas ações para partimos para o trabalho de campo.
A SASVIB que é uma OSCIP e trabalha com mais de 135 municípios e elabora diversas ações que poderão ser implantados na região como aproveitar o óleo de cozinha transformando em sabão; descarte do uso correto do lixo com o reaproveitamento das garrafas pet; blitz ecológicas e tantos outros.
O assunto mais esperado e comentado foi sobre o XXVI Fórum Mineiro de Comitês previsto para sediar em Mantena nos dias 6 e 7 de março e que não irá mais acontecer em razões do não apoio do prefeito municipal de Mantena, Dr. Wanderson Eliseu, destacando que o município é a sede da Bacia. O prefeito enviou um oficio ao comitê em nome da Assoleste, o qual é presidente, dando suas justificativas, sendo lamentado por todos os representantes, pois a mobilização para que esta reunião acontecesse foi tamanha, tendo todo o apoio do governo de Minas e o município não gastaria nenhum centavo, tudo seria custeado pelo comitê. De acordo com alguns representantes de prefeitos que compõe a Assoleste, disseram que os prefeitos não foram consultados pelo presidente para que se tomasse esta decisão, uma vez que teríamos a presença de Secretários de Estado e autoridades importantes e representantes de pelo menos 36 comitês de Bacia de Minas Gerais.
O presidente Luiz Garcia lamentou a decisão do prefeito Dr. Wanderson, deixando todos chateados, pois perdemos a única oportunidade de sediar o último Fórum Mineiro Itinerante, sem falar de todo o layout e material de divulgação já estava aprovado pelo IGAM. Sendo assim, ficou decidido que o Fórum não será mais realizado.
Veja o ofício enviado pelo presidente da Assoleste ao Comitê:
Muito boa a reunião, realmente o Luiz tem muito carisma e organização na condução do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus. Ah, queremos ver se realizamos um evento em uma desta datas aqui em Nova Belém.