Secretaria de Saúde comemora com sucesso o mutirão de mamografia realizado em Mantena

Após o sucesso que foi o mutirão de Oftalmologia ocorrido nesse ano, atendendo mais de 1500 pessoas, a Secretaria Municipal de Saúde realizou com muito sucesso o mutirão de Mamografia.

O mutirão foi realizado durante o mês de outubro, no total de 400 mamografias, liberadas para as mulheres que não são cobertas pela faixa etária do Ministério de Saúde, que são da idade de 40 a 49 anos.

De acordo com secretário Ocimar Rufino, as mulheres que compareceram nos PSFs e no Centro de Saúde e que estavam dentro da faixa e que necessitaram de realizar os exames, foram cadastradas e realizaram os exames no Hospital Evangélico.

Durante todo o mês do Outubro Rosa , os PSFs prepararam diversas ações envolvendo as mulheres, onde receberam palestras ressaltando sobre a importância em se prevenir do câncer de mama, explicações como faz o auto exame e como se cuidar, da necessidade em fazer o exame de mamografia e do preventivo.

 

A prevenção ao câncer, seja de mama ou outros, passa diretamente pelos exames preventivos, mas uma vida saudável é a verdadeira arma de combate à doença. “Precisamos ter a consciência da importância de uma alimentação equilibrada, aliada a prática de exercícios físicos, sem vícios, incentivando e conscientizando a todas as mulheres/pacientes a cuidar da saúde onde a prevenção é o melhor caminho”, ressaltou Ocimar.

Compartilhar