Secretaria de Saúde realizou ações alusiva ao Dezembro Laranja e Vermelho em Mantena

Uma programação especial com ações de promoção à saúde marcou a campanha Dezembro Vermelho e Dezembro Laranja em Mantena, realizada pela Secretaria de Saúde, através da equipe do Centro de Saúde, na manhã desta terça-feira, 4 de dezembro.

A campanha do Dezembro Vermelho tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção ao  HIV/AIDS  e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Já a campanha do Dezembro Laranja tem como proposta estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele, doença cada vez mais comum na sociedade.

O Dr. Simonton Arruda, na oportunidade informou aos presentes sobre os tipos de câncer de pele, sua aparência, sua prevenção, além de alertar sobre a importância do uso do protetor solar e a necessidade de evitar a exposição ao sol, principalmente nos períodos entre 10h e 16h.

A enfermeira Patricia Magalhães falou sobre o vírus da Aids, explicou que a pessoa pode permanecer como portador do vírus e nunca vir a adoecer, desde que tenha um tratamento e um acompanhamento adequado.

Ocimar Rufino destacou as ações da secretaria com objetivo de promover a prevenção nas Unidades de Saúde, escolas, empresas, ressaltou os exames feitos pela equipe de saúde, como os testes rápidos de HIV, Sífilis, tudo com intuito de trazer informações a comunidade. “Enfim, educação e saúde, diagnóstico, tratamento e apoio, é assim que a gente vem estruturando as nossas ações para que elas possam ser mais efetivas”, pontuou.

Ao final foi oferecido um delicioso café da manhã a todos os presentes, ofertados pelos supermercados Almeida e Valente, além do apoio das Farmácias Droga Minas e Bem Estar que doaram as camisas.