Secretário de Saúde Ocimar Rufino presta esclarecimento ao povo de Mantena sobre o atendimento médico no PSF do Bela Vista

Como somos sabedores, hoje as redes sociais tem sido utilizadas para diversas ações e de maioria positiva, e de fato contribuído e muito para o avanço principalmente na utilização de informações, fatos e notícias.

Por outro lado também muitas pessoas tem utilizado as redes sociais para cobrar, para se manifestar, no que é saudável, no entanto é preciso ter a consciência para utilizar a mesma de forma coerente, quando se fala de cobrança, não colocando notícias infundadas ou mentirosas, ou até mesmo partidária e de interesses pessoais.

Diante deste fato, chegou ao conhecimento de nossa redação através de publicação em uma rede social, que o PSF do bairro Bela Vista estaria sem médico há quase 20 dias.

Nós do Informe leste, estivemos procurando o Secretário de Saúde Ocimar Rufino, que sempre nos recebe para esclarecimento, e repassamos a ele o que vem sendo publicado e diante dos fatos ele nos relatou o seguinte:

“De fato existe um problema com médico no PSF do Bela Vista, isso porque a Dr.ª Ana Paula, médica que está contratada e lotada naquele local estava grávida, e por questões de complicações na gestação, ela teve a criança antes do tempo previsto, o que causou seu afastamento imediato, correndo risco de perder seu bebê. No entanto, o PSF do Bela Vista não está sem médico, pois o Dr. Betinho está atendendo lá sim, não o dia todo como acontece com os demais médicos de PSF, inclusive pela questão dele ter que atender em outro local, mas ele está suprindo esta falta no PSF do Bela Vista sim, todos os dias por um período de tempo de 20 horas. 

Tem pessoas inclusive que são atendidas com ressonância, tomografia e em outros casos, sempre que precisam, mas pelo fato de não encontrar o médico naquele momento que lá esteve no PSF, e ter que agendar uma consulta, porque a doutora Ana Paula teve que se ausentar por questões de saúde, já se sente inconformada, transtornada, partindo para as redes sociais. 

 

Quem está cobrindo a Dra. Ana Paula, é o Doutor Betinho Jório, que com muita dedicação está suprindo a ausência da médica no PSF. Ocimar ainda ressaltou que outros médicos já estão sendo sondados para ser contratado para cobrir este período que a médica estiver ausente, mas pela carga horária diária extensa, de 40 horas por semana, e ainda pelo baixo valor financeiro do cargo, e por muitos desses profissionais receberem em outros locais, não está sendo possível encontrar médicos interessados em estar contratando com Mantena.

A secretaria de Saúde conta com uma OUVIDORIA, e basta a pessoa procurar para se informar melhor e ter um maior conhecimento da causa. Somos sabedores que todos tem o direito de se expressar e falar, mas que antes de falar algo tão sério, seria melhor procurar saber dos fatos.

Compartilhar