
O Fórum Mineiro dos Comitês de Bacias Hidrográficas elegeu oficialmente, no dia 13/01/2025, a sua nova chapa que estará à frente da Coordenação no mandato de 2025/2027, num encontro de muita cooperação e democracia entre seus membros e conselheiros.
A chapa Águas de Minas – Sustentabilidade que Flui, que têm como presidente o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Luiz Garcia, foi eleita com 17 votos. A nova equipe assume o compromisso de fortalecer a atuação dos comitês, promover uma gestão integrada das águas e buscar soluções sustentáveis para os desafios hídricos enfrentados em Minas Gerais.
A reunião foi conduzida por Maria de Lourdes, então coordenadora interina do Fórum, que iniciou os trabalhos passando a palavra a José Edilberto, representante da Comissão Eleitoral. Em sua fala, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo (GD6) destacou a importância da unidade e do fortalecimento das ações dos comitês em prol da gestão hídrica no Estado, além de apreciar os esforços de ambas as chapas e todos envolvidos neste processo.

Mantena sendo destaque
O novo presidente desta importante instituição e sua equipe de coordenação já vem se destacando pela sólida experiência e representatividade na gestão de recursos hídricos. O Coordenador-Geral, Luiz Antônio Garcia, é técnico em agropecuária, tecnólogo em gestão ambiental e pós-graduado em licenciamento e assessoria ambiental. Com uma carreira marcada por quatro mandatos como secretário de Meio Ambiente de Mantena, além de ter sido vereador e vice-prefeito da cidade, Luiz também preside o CBH – Comitê da Bacia Hidrográfica, do Rio São Mateus, e atua em importantes conselhos estaduais e nacionais de recursos hídricos.
Já o Coordenador-Adjunto, Carlos Eduardo Silva, é bacharel em contabilidade e especialista em vigilância ambiental e epidemiologia, com vasta experiência na coordenação de vigilância ambiental em trinta municípios pela Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova. Atualmente, preside o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranga e integra o CBH Rio Doce.
Por fim, o Secretário, Tobias Tiago Pinto Vieira, engenheiro ambiental e pós-graduado em gestão de recursos hídricos e irrigação, complementa sua formação com um MBA executivo em finanças. Tobias é presidente do CBH Paracatu e Urucuia, coordenador da câmara técnica do CBH São Francisco e membro de outros comitês relevantes, além de ser empresário em Paracatu e membro titular do CONAMA – Conselho Municipal do Meio Ambiente.
A nova equipe assume o compromisso de fortalecer a atuação dos comitês, promover uma gestão integrada das águas e buscar soluções sustentáveis para os desafios hídricos enfrentados em Minas Gerais.
Acaba de ser eleito coordenador geral do Fórum Mineiro de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais – FMCBH , o Presidente do Cbhsm1, Luiz Garcia, cargo que representará junto ao Governo do Estado e o Sistema Estadual de Meio Ambiente os 34 comitês de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais.
Essa conquista reflete a confiança depositada em sua liderança e no compromisso com a preservação dos Recursos Hídricos, além de uma oportunidade para fortalecer políticas públicas, promover a gestão sustentável das águas e consolidar parcerias estratégicas em benefício das bacias hidrográficas e de toda a população mineira.
 
	    	



