Com o objetivo de estreitar ainda mais o relacionamento entre a Polícia Militar e comerciantes, aconteceu uma importante reunião na última terça-feira, 8/11, nas dependências da Câmara Municipal, para tratar de assuntos referentes à Segurança do comércio nesse período de final de ano.
Com a presença de comerciantes que integram a Rede Comércio Protegido, o Capitão Lindomar, comandante da 159 CIA, apresentou um balanço das ações da PM e alguns dados comparativos dessas ações referentes o ano de 2015 e 2016 em relação a crimes contra o patrimônio, furtos, roubos e furtos a veículos, furto contra estabelecimento comercial, tráfico de drogas e apreensão de armas.
Dentro dos assuntos de como melhorar a segurança nesse fim de ano, o Capitão Lindomar informou que uma estratégia de policiamento para a operação natalina já será iniciada, como intensificar o policiamento na rede central da cidade, dando maior atenção na área comercial, com o esforço dos militares que estão na administração, para também estarem ajudando nas ruas.
Também a necessidade urgente da regularização do estacionamento de vagas para motos e bicicletas, onde será procurado o órgão da prefeitura municipal responsável; o projeto estacionamento legal, que visa liberar vagas na área central; transporte solidário; cadastramento de novos integrantes, bem como o adesivo da Rede de Comércio Protegido, rede esta que já está dando resultados e fazendo a diferença no meio dos comerciantes. Uma das propostas será o treinamento básico de segurança pessoal e patrimonial que será realizado pela Polícia Militar com os funcionários que trabalham nos estabelecimentos comerciais que fazem parte da Rede de Comércios.
Capitão também ressaltou como se portar diante de um assalto, da limpeza de imóveis abandonados ou em situação precária, que permite acesso aos bandidos, da saída de bancos com malote e o principal de avisar a PM sobre algo suspeito.
– “Nossa principal função é deixar os cidadãos mais seguros. E para isso, contamos sempre com a colaboração da comunidade para estar denunciando possíveis infratores através do 190, e também contamos com militares responsáveis e dedicados no combate ao crime”, disse Lindomar.