Vereadores Robério do Sindicato, Anderson Branca de Neve, Rodrigo Curty, Roberto Jório, Marcelo do Lico (presidente da Câmara), José Geraldo Jr. e o site Informeleste participaram do encontro
Tendo em vista que o orçamento 2014, está para ser apreciado e aprovado por parte dos vereadores, e sendo observado que em seu corpo estão incluídas subvenções para algumas entidades, entre elas Polícias Militar e Civil, os vereadores decidiram então, entrar em contato com as polícias e junto a elas verificar se o que está previsto seria suficiente e dentro da possibilidade a contento, sendo que a segurança pública é uma área de extrema importância para a população de Mantena.
O encontro aconteceu nesta quinta-feira, com o Capitão Aleixo Junior, que recebeu com muito carinho e respeito à Comissão. Na conversa foram explanados vários assuntos, destacando que a atual administração tem ajudado a PM, e de acordo com o Capitão Aleixo, no momento não seria necessário o aumento do repasse que atualmente é de pouco mais de R$ 7.000,00 (sete mil reais) mensais à instituição, mas solicitou que os vereadores em conjunto com a administração entrassem em consenso em relação a área localizada no alto do Bairro dos Operários, onde de acordo com o vereador Wanderson Ferreira, Branca de Neve, se liberado o terreno, que atualmente pertence a prefeitura, seria possível a construção de um ponto de apoio policial, pois já conseguiu material e mão de obra para realização da construção, dependendo apenas da boa vontade da administração municipal.
O capitão ficou muito satisfeito com a informação, e entendendo que tal não seria empecilho, solicitou aos vereadores que entrem em contato com o prefeito, e que qualquer problema político, se houver, seja sanado em beneficio da segurança da população, pois é sabido que o tráfico e consumo de drogas vem aumentando assustadoramente e precisa ser combatido de perto.
Outro assunto é a necessidade da imediata implantação do sistema “Olho Vivo” que como mesmo disse o capitão, “não se sabe o porquê” que ainda não foi implantado, pois a emenda parlamentar do deputado Leonardo Moreira, já foi aprovada e pediu aos vereadores que agilizassem o processo e procurasse saber como está esta liberação.
Capitão também mencionou sobre a implantação de um posto policial no bairro de Vila Nova, onde seria um ponto de apoio da PM e sobre a Casa de Internação de Adolescente.
Ainda ficou definido que todos os vereadores estariam entrando em contato com a administração municipal para, dentro da possibilidade, ceder um dos veículos adquiridos atualmente à PM com o intuito de realização de rondas noturnas, procedendo assim um específico combate em áreas de maior risco.
O Vereador Robério do Sindicato colocou à disposição os deputados que ele apóia Renzo e Bráulio para, querendo, se faça alguma solicitação.
Posteriormente, todos se dirigiram para a Delegacia de Polícia Civil, onde também foram muito bem recebidos pelo Delegado de Polícia Dr. Claudionor Batista, que depois de tomar conhecimento do motivo da visita dos vereadores àquela Delegacia, ou seja a subvenção para a Polícia Civil no Orçamento Municipal 2014, explanou as dificuldades que enfrenta, como falta de pessoal, quase todos cedidos por parte de Prefeituras da Comarca, se fazendo necessária a implementação dentro de um Orçamento de valor a ser repassado para regularização e firmamento de convênios para pagamento destes, ainda a necessidade de combustível e demais ajudas. Deixando claro também que as administrações municipais têm sempre cooperado com a polícia civil, entre elas Mantena, Itabirinha, Central de Minas, São João do Manteninha, Nova Belém, entre outras, e por isso que ainda, de forma precária mas eficiente os trabalhos continuam.
Junto a Delegacia de Polícia Civil, ficou tratado que se estaria vendo o valor repassado a DEPOL e a possibilidade de se estar adequando algumas necessidades básicas para ajuda por parte da administração.
Todos sabem que quem deve suprir tais necessidades é o Estado, porém consenso é que devemos viver em comunidade e nos auxiliar mutuamente para um efetivo combate a drogas e outros crimes, que vem assolando nossa cidade, acabando com a vida de nossos jovens.
Recentemente, aconteceu várias ocorrências de furtos, fazendo com que estes vereadores, de forma consciente, se posicionassem e buscassem de uma forma direta, nas polícias, uma forma de cooperação, aproveitando o momento de aprovação do orçamento para o ano de 2014, e incluindo neste uma condição da administração ajudar de forma legal a estas entidades.
Ao final, pode-se observar que o legislativo o município, como há muito não se via, se une agora de forma harmônica, talvez, contrariando alguns que só querem ver “brigas e confusão”, fazendo bonito e de forma direta, unindo forças em prol da segurança dos mantenenses, fazendo valer seus mandatos. Cabe ainda ressaltar que outros vereadores não compareceram por estarem em seus afazeres, como é o caso do vereador Gilberto que teve que se ausentar da cidade para levar um parente para tratamento de saúde.
Afinal este também é o papel da imprensa, e o Informe Leste, além de cobrar dos nossos políticos ações conjuntas, também sabe valorizar àqueles que querem tentar minimizar e contribuir com uma Mantena melhor. Parabéns vereadores pela atitude!

A indicação do OLHO vivo, é de autoria do vereador Anderson Branca de Neve que contou com a ADESÃO e aprovação de todos os demais vereadores, esperamos agora que consigamos obter a realização desta melhoria para o nosso municipio.
Nao sei se entendi direito mas parece que é tipo um lugar pra esse tipo ficar? Se for isso mais absurdo ainda, pois só vai aumentar as regalias deles nao bastando que já tem. Eles vao continuar roubando, fumando pedras do msmo jeito, pois isso nao tira o direito de levar a vida torta que els levam não. Nada a ver