Agora a cidade de Conselheiro Pena conta com um projeto com o objetivo de informatizar toda a população que não possui acesso a tecnologia digital. A Administração Municipal implantou o TELECENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL.
Ele atende a usuários de 13 a 70 anos de idade; entre os beneficiados estão
alunos da ACOBAM (Associação Comunitária Beneficente Ailton Maciel) – “Casa Lar”, alunos do Distrito de Barra do Cuieté e FAMCAP (menores que cumprem medidas sócio-educativas).
O Telecentro oferece cursos de Datilografia online, Digitação,
Introdução à Informática, Pacote BR Office, Internet, dentre outros,
todos na plataforma LINUX. Os cursos são ministrados virtualmente,
isto é, através de sites online, disponíveis ao acesso dos usuários.
etc.
O projeto focado para a Terceira Idade, com o tema: 3ª idade no Mundo da Informática, é um marco em Conselheiro Pena, uma vez que não havia cursos de Informática voltados para este público, o sucesso foi tanto que foi usado pelas
estagiárias do curso de Serviço Social da Universidade do Tocantins, que foi inserido em seu Projeto de Intervenção, como exemplo de um dos projetos desenvolvidos no Tele-centro de Inclusão Digital de Conselheiro Pena.
O Telecentro conta com profissionais especializados, sendo estes: da Área Técnica/Informática, uma Especialista em Informática na Educação, uma
Assistente Social, uma Psicóloga e apoio do CONSELHO TUTELAR (o
Conselho envia menores para fazerem cursos).
O Telecentro de Inclusão Digital está situado na Secretaria Municipal de Assistência Social e funciona das 08:00h às 16:30min.