Bem estar: Conheça os benefícios do Pilates e sua importância para a saúde

DSC_0016O método Pilates é uma atividade física, criada há décadas por Joseph Pilates, que buscava com a técnica a melhora do seu próprio condicionamento físico. Esse método é utilizado para tratar inúmeras patologias e também para proporcionar a seus praticantes um melhor condicionamento físico, devido aos inúmeros benefícios que o Pilates traz para a saúde em geral.

Dentre os benefícios do Pilates podemos citar alguns que são de maior importância:

Integração entre corpo e mente: essa atividade busca conectar o corpo e mente proporcionando um melhor conhecimento corporal, e um “descanso” da mente enquanto se pratica a aula.

DSC_0005

Melhora da postura: o método tem como prioridade o alinhamento corporal. Durante as aulas é enfatizada a melhora e busca por uma postura correta.

DSC_0038

Ganho de força e tônus muscular: pode-se perceber ao longo do tempo que praticantes de Pilates adquirem força e definição muscular, principalmente dos músculos que compõe a região abdominal.

DSC_0043

Melhora do alongamento: ao praticar tal atividade o aluno percebera muita melhora no alongamento de toda a musculatura do seu corpo, ficando mais fácil para realizar as atividades do dia a dia.

DSC_0034

Consciência corporal: um melhor conhecimento do corpo, que gera uma postura melhor durante todo o dia, gerando assim menos sobrecarga em determinados grupos musculares e por conseqüência menos dores.

DSC_0022

Alivio de dores: para aquelas pessoas que sentem muitas dores pelo corpo, como dores nas costas, no pescoço, nos ombros, nos joelhos; o Pilates é muito indicado para tratar essas dores, trazendo alivio e até mesmo o desaparecimento da dor.

DSC_0026

Existem inúmeros benefícios associados a essa técnica tão abrangente. Os citados acima são aqueles percebidos de imediato pelos praticantes de Pilates. Mas existem outros como: melhora da concentração, melhora do sono, melhora da auto-estima, perda de peso se associado a alguma atividade aeróbica, perda considerável de medidas corporais, facilidade para realizar movimentos do cotidiano.

De acordo com a fisioterapeuta Raquel Oliveira, o Pilates é uma atividade contagiante, que proporciona ao corpo, benefícios fantásticos que vão além do físico, pois trabalha a mente e o corpo. É mais que uma atividade física é um estilo de vida.

Pratique Pilates e se surpreenda com essa atividade. Procure um estúdio mais próximo da sua residência e faça uma aula experimental.

Alerta ao procurar um local para fazer aulas de Pilates, certifique se o instrutor/professor é formado em fisioterapia ou educação física e se possui formação no Método Pilates, pois se for realizado de maneira incorreta e sem a devida orientação a técnica pode agravar ou ate mesmo gerar lesões musculares, ósseas, neurais dente outras.

DSC_0207

A paciente Silvina Viera Dias, faz Pilates com a instrutora Raquel Oliveira, há 6 meses e disse que depois que começou a fazer as aulas, ela que sentia fortes dores devido a fibromialgia, diminuíram muito. “O Pilates está mudando minha vida e melhorando e muito minha saúde”.

DSC_0218

 

 385159_230854540320701_729786326_n

Raquel  Oliveira
Fisioterapeuta
 Instrutora do Método Pilates
pela Polestar Education/ Physio Pilates 
Crefito 4/ 173709F
Conselheiro Pena