sexta-feira, março 6, 2026
No Result
View All Result
Informe Leste
  • Home
  • Destaque
  • Esporte
  • Social
  • Eventos
  • Videos
  • Agenda Cultural
  • WEB TV
  • Contatos
  • Home
  • Destaque
  • Esporte
  • Social
  • Eventos
  • Videos
  • Agenda Cultural
  • WEB TV
  • Contatos
No Result
View All Result
Informe Leste
No Result
View All Result
Home Colunas Saúde e Bem Estar

CUIDADOS COM A PELE DAS CRIANÇAS NO VERÃO

25 de outubro de 2013

pele-das-criancas-55-1105No Brasil, o verão é disparado a estação mais aguardada do ano. No entanto, é preciso redobrar a atenção com a pele das crianças, que são mais sensíveis ao sol e alergias.

Durante o primeiro ano de vida, a produção de melanina, substância que absorve a luz e protege a derme da ação da radiação, não é plena. Por isso, crianças pequenas não têm condições físicas de ficar expostas ao sol por períodos que não sejam curtíssimos.

Outro detalhe muito importante refere-se ao horário de ir à praia ou frequentar a piscina. Com crianças, e até para os adultos, prefira os horários em que o sol está baixo, antes das 10 h ou depois das 16 h. Nesse período, é necessário repor a cada duas horas o protetor com FPS 30 – acima disso, eles ficam quimicamente mais fortes e o efeito não é tão maior a ponto de compensar o uso.

Se a criança entrar na água, é preciso enxugá-la e aplicá-lo de novo, imediatamente. Outro cuidado é com a quantidade: não basta usar pouco e espalhar bem. O ideal é 2 ml do produto por cm² do corpo, traduzindo: um frasco não dura mais do que dois dias para uma família de quatro pessoas. Crianças a partir de seis meses estão liberadas para usá-lo.

E no caso das alergias, bastante comuns no verão?

As picadas de insetos e o aparecimento de brotoejas são as queixas mais comuns nos consultórios dermatológicos durante o verão. A primeira recomendação contra insetos é proteger as crianças com roupas que cubram braços e pernas – tática incompatível para quem mora em países tropicais.

A partir do sexto mês, converse com o médico sobre o uso de um repelente específico para crianças e aplique-o nas áreas de maior exposição no máximo duas vezes ao dia. Isso porque o uso excessivo pode causar intoxicação. Evite passá-lo no rosto e nas mãos para não correr o risco de ingestão do produto. Tomar vitamina B também funciona, mas algumas erupções, como espinhas, podem aparecer na pele.

Além do repelente, proteja sua casa a partir do início da tarde. Coloque telas nas janelas e não deixe portas abertas. Ventilador e ar-condicionado afastam os insetos, mas velas de citronela funcionam melhor contra moscas do que contra pernilongos e borrachudos.

As brotoejas são mais comuns no verão. A criança sua mais e as glândulas podem inflamar. Além do tratamento com loções à base de hidróxido de alumínio ou calamina pura, você deve refrescar seu filho com compressas frias e roupas frescas. Cuidado com medicamentos usados para tratar dermatites na região das fraldas. Como a área é úmida, a absorção de remédios também é maior. Se você usar errado ou sem prescrição médica, pode causar intoxicação.

Confira outras dicas

-Os mosqueteiros usados em casa precisam ser higienizados com frequência para não acumularem pó

– Se usar aparelhos de tomada contra os mosquitos, ligue-os quando a criança não estiver no quarto e desligue-os quando ela for dormir

– Tente fugir de hotéis e pousadas à beira-rio, à beira-mar ou próximos de mata fechada

-As crianças que têm reações alérgicas graves podem usar, a partir de dois meses, um medicamento específico que tem eficácia de uma semana. Só o médico pode indicá-lo.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECENTES

Secretário Luiz Garcia foi eleito Coordenador Geral do Fórum Mineiro de Comitês

Secretário Luiz Garcia foi eleito Coordenador Geral do Fórum Mineiro de Comitês

Calorosa reunião aconteceu no gabinete para tratar sobre o futuro da política mantenense

Vereador Branca solicitou o cascalhamento da serra do antigo lixão e obra será em breve realizada

Vereador Branca solicitou o cascalhamento da serra do antigo lixão e obra será em breve realizada

Branca de Neve solicita informação sobre jazigos e vagas nos cemitérios de Mantena

Branca de Neve solicita informação sobre jazigos e vagas nos cemitérios de Mantena

Contatos

Email: contato@informeleste.com.br
Telefone: (33) 98815-0069

Todos os direitos reservados
Proibido a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem autorização dos idealizadores.

© 2019 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Home
  • Destaque
  • Esporte
  • Social
  • Eventos
  • Videos
  • Agenda Cultural
  • WEB TV
  • Contatos

© 2019 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas